Ana Beatriz Fraga no pódio em Bogotá. Foto: Claudio Patto.
Sabrista brasileira brilhou na capital colombiana e foi vice-campeã do primeiro torneio internacional de esgrima do ano
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Se depender do início, a esgrima brasileira tem bons motivos para sonhar. Na primeira competição da Federação Internacional de Esgrima (FIE) no ano de 2025, o país já marcou presença no pódio. Ana Beatriz Fraga foi vice-campeã da Copa do Mundo Júnior de Sabre, na tarde desta sexta-feira (3), no Palácio dos Esportes, em Bogotá, na Colômbia.
Fraga fez uma campanha irrepreensível. Jogando na pule 4, venceu todas as suas adversárias: as colombianas Celeste Rios (5 a 4), Isabella Reyes (5 a 3), Adriana Luna (5 a 1) e Laura Urrego (5 a 3), além da venezuelana Emily Garcia (5 a 0). Passou em sétimo lugar entre todas as competidoras da fase inicial.
As donas da casa seguiriam no caminho de Fraga nas fases seguintes. No quadro de 32, vitória sobre Nathaly Amaya, por 15 a 9. Elizabeth Carvajal seria a vítima seguinte, batida por 15 a 8. Na sequência, foi a vez de Isabella Reyes, que caiu por 15 a 4.
Na semifinal, foi a vez de encarar a uzbeque Samira Shokirova, número 12 do mundo na sua faixa etária e uma das favoritas ao título. Mas a brasileira não tomou conhecimento da adversária e venceu por 15 a 10. O último passo seria vencer a porto-riquenha Gabriela Hwang, número 15 do ranking mundial júnior, mas acabou superada por 15 a 6, ficando com a medalha de prata.
O Brasil segue em pista neste sábado. Érico Patto disputa a prova masculina em Bogotá, também com grandes chances de pódio. Em Udine, Ginevra Giordano disputa a etapa da Copa do Mundo Júnior Feminina de Espada. E em Basel, na Suíça, acontece a etapa da Copa do Mundo Júnior Masculina de Espada, com presença de Elia Pietro Galli.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]