Henrique Lopes encerra Brasileiro Infantil com terceiro título em Porto Alegre

O Campeonato Brasileiro Infantil de Esgrima 2025 chegou ao fim nesta terça-feira (11), no Barra Shopping, em Porto Alegre, após quatro dias de intensas disputas entre os jovens talentos da base. O encerramento foi marcado por duelos equilibrados, com destaque para Henrique Lopes, do Icarus Fencing, que garantiu seu terceiro título na competição, desta vez na espada masculina sub-9. Também subiram ao lugar mais alto do pódio Lais Parmo, Anne Driesen, Daniel Levy e Luiza Martinez.

Disputas sub-9

Após ser campeão no sabre sub-9 e sub-11, Henrique Lopes, do Icarus Fencing, conquistou seu terceiro título em Porto Alegre, desta vez na espada masculina sub-9. Invicto durante toda a competição, chegou à final sofrendo apenas três toques nas eliminatórias. Na semifinal, venceu Enrico Buss, do AMK Mestre Kato, e garantiu o ouro ao superar Ettore Donadio, do LQ Life Quality, por 8 a 3.

“Eu estou muito feliz, ainda mais porque esse ano é meu primeiro título brasileiro na espada”, comemorou o campeão. Henrique também comentou sobre a adaptação entre as armas, já que no sabre as disputas são mais rápidas: “O que me ajuda é que eu tenho um bom senso de rotação, porque treino mais sabre. Tanto que, na espada, às vezes eu acabo jogando rápido demais, mas tento ao máximo fazer essa mudança de arma.”

Antes disso, o primeiro título do dia ficou com Lais Parmo, campeã da espada feminina sub-9. Representando o Baldin Esgrima, Lais sofreu apenas uma derrota na fase de poules, mas depois mostrou grande regularidade nas eliminatórias. Superou sua companheira de equipe Sofia Alem nas oitavas e Martina Dinucci, do Pinheiros, nas quartas de final. Na semifinal, garantiu a vaga na decisão ao vencer Maria Boaventura por 5 a 4, e na final confirmou o ouro com uma vitória convincente sobre Olivia Favery, do Tênis Clube Paulista, por 9 a 3.

“Foi legal, mas foi bem difícil jogar com a Boaventura, foi 5 a 4. Eu tinha a prioridade e consegui tocar para vencer”, contou a pequena campeã, referindo-se à semifinal.

Disputas sub-13 e sub-11

Encerrando as disputas da espada no Campeonato Brasileiro Infantil, Anne Driesen conquistou o título da categoria sub-13 com uma vitória apertada por 10 a 9 sobre Giulia Santos, também do Pinheiros. A campeã fez uma campanha impecável nas poules, vencendo as seis partidas disputadas. Na fase eliminatória, superou Victoria Joppert, Júlia Canashiro e Carolina Aravena, e na semifinal derrotou Laura Caló, do CGB Betancourt, que dividiu o terceiro lugar com Bianca Clemente, do CMSP.

“Essa final não foi nada fácil, porque a Giulia é muito boa. Faltando menos de 10 segundos eu estava atrás por dois pontos, aí fiz um, empatei e depois virei para fechar”, analisou Anne, que encerra sua participação na categoria sub-13.

Na única disputa de sabre do dia, Daniel Levy, do Paulistano, conquistou o bicampeonato da categoria sub-13. O atleta sofreu apenas dois toques na fase de poules e avançou direto ao quadro de 16, onde venceu Henrique Gonzales, do GNU. Em seguida, superou Leon Osório e Lorenzo Castello Branco na semifinal, e na grande final garantiu o título ao derrotar André Guabiraba por 15 a 4.

Encerrando as disputas femininas da competição, Luiza Martinez, do Paulistano, conquistou o título no florete sub-11 ao vencer sua companheira de equipe Theodora Tengelmann por 11 a 4. Na semifinal, Luiza já havia superado outra colega do clube, Mariana Feix, que dividiu a medalha de bronze com Maya Shibazaki, do CGB Betancourt.

“A final achei que foi um pouquinho mais fácil, enquanto a semifinal acabou sendo mais difícil. Eu tinha a prioridade no 6 a 6 e fiquei defendendo, tentei tocar algumas vezes, mas a vitória veio por parar a lâmina dela”, contou Luiza.

Ir para o conteúdo