Brasil faz pódio completo no Sul-Americano com ouro, prata e bronze

Laura Correia, Marcela Silva, Victoria Vizeu e Renata Zettermann conquistaram o título na espada feminina

Marcela Silva, Laura Correia, Renata Zettermann e Victoria Vizeu conquistaram o título Sul-Americano na espada feminina por Equipes (CBE/Divulgação)

Assessoria de Comunicação da CBE

O Brasil ganhou nesta quinta-feira (11) três medalhas no Campeonato Sul-Americano adulto de Esgrima. Os atletas que estão representando o país na competição continental disputada em Medellín, na Colômbia, foram responsáveis por fazer pódio completo, com ouro, prata e bronze. Nas disputas por Equipes, Laura Correia, Marcela Silva, Victoria Vizeu e Renata Zettermann conquistaram o título na espada feminina e Jerônimo Machado, Pedro Marostega, Ricardo Pacheco e Guilherme Vianna sagraram-se vice-campeões no florete masculino. Já na chave individual, Matheus Brandt terminou em terceiro na espada.

Campeãs Sul-Americanas

Sete países participaram do Sul-Americano de Esgrima adulto por Equipes na espada feminina. O Brasil enfrentou o Uruguai nas quartas de final e se classificou com vitória por 42 a 32. Laura Correia ganhou os três combates que fez, liderando a equipe nacional no duelo. Victoria Vizeu venceu dois dos três enfrentamentos que disputou. Já Marcela Silva levou a melhor em um e empatou o outro. Por fim, Renata Zettermann acabou superada na única vez que competiu contra as uruguaias.

Na semifinal, o Brasil bateu o Chile com 13 toques de vantagem: 45 a 32. Assim como no duelo anterior, Laura Correia conduziu o time com duas vitórias e um empate. Já Victoria Vizeu bateu duas oponentes e perdeu um dos três combates. Marcela Silva ganhou um e perdeu o outro e Renata Zettermann ficou no empate. Na final, as brasileiras superaram as colombianas por 45 a 35. Inspirada, Victoria Vizeu se sobressaiu e venceu os três jogos. Marcela Silva apareceu com dois triunfos e um empate. Já Laura Correia ganhou um, empatou um e perdeu uma.

Prateados no florete

Assim como na espada feminina, sete nações disputaram o Sul-Americano de Esgrima adulto no florete masculino. Equipe melhor ranqueada do campeonato, o Brasil iniciou a caminhada direto na semifinal enquanto seus rivais tiveram que passar pelas quartas. No duelo diante da Argentina, os brasileiros levaram a melhor por 45 a 39. Pedro Marostega bateu dois oponentes e empatou o outro confronto. Já Ricardo Pacheco ganhou dois embates e perdeu um. Por fim, Jerônimo Machado foi superado duas vezes e empatou uma.

No primeiro dos dois compromissos, Guilherme Vianna não esteve em ação. Na briga pelo ouro continental, o Brasil terminou derrotado pelo Chile por 45 a 25. Os brasileiros tiveram muitas dificuldades diante de chilenos de alto nível e ficaram com a prata. Pedro Marostega e Ricardo Pacheco foram batidos em dois combates e ganharam somente um. Os dois venceram o mesmo rival: Leopoldo Roman. Já Jerônimo Machado não obteve êxito em nenhum dos três desafios. Desta forma, os adversários Vicente Solari e David Sirriya fecharam o duelo invictos.

Bronze na espada masculina individual

Oito esgrimistas brasileiros competiram em busca do melhor resultado na espada masculina individual do Sul-Americano adulto. E quem obteve o desempenho superior entre todos eles foi Matheus Brandt, medalha de bronze. Terceiro colocado no final, ele avançou a fase de poules com a oitava campanha, liderando entre os atletas do país. Richard Grunhauser passou em 12º, com Mauricio Pellegrino, em 18º, seguido bem de perto por Leopoldo Gubert, 19º. Mais para trás, Leandro Seini se classificou em 22º, Fabrizio Lazzarotto, em 23º, e Matheus Souza, em 24º. Por fim, José Oliveira completou a lista em 37º.

Por suas boas campanhas na fase de poules, Matheus Brandt, Richard Grunhauser, Leopoldo Gubert, Leandro Seini e Mauricio Pellegrino passaram direto para segunda fase eliminatória. Já Matheus Souza, Fabrizio Lazzarotto e José Oliveira precisaram combater na primeira, com os dois primeiros avançando e o terceiro se despedindo do Sul-Americano. Ele perdeu do peruano Fabrizio Garcia (15 a 6). Já Matheus Souza bateu o equatoriano Miguel Galindo (15 a 10) e Fabrizio Lazzarotto fez 15 a 12 no colombiano Juan Diego Quintero.

Na fase de 32, três brasileiros se deram bem e confirmaram vaga nas oitavas do Sul-Americano na espada. Matheus Brandt fez 15 a 11 no uruguaio Derek Estrada e teve as companhias de Richard Grunhauser, que bateu o argentino Iván Ramiro (15 a 13), e Leopoldo Gubert, com triunfo de 12 a 8 em cima do colombiano Jaime Sterling. Matheus Souza, Leandro Seini, Fabrizio Lazzarotto e Mauricio Pellegrino se despediram com derrotas para, respectivamente, Diego Ensley, do Peru, e para os chilenos Joaquím Torres, Felipe Ayacan e Felipe Blumel.

Já nas oitavas, Matheus Brandt venceu o peruano Diego Ensley, por 15 a 7, e Leopoldo Gubert bateu o panamenho Isaac Ameglio: 15 a 14. Já Richard Grunhauser deu adeus ao Sul-Americano com revés para o chileno Jorge Valderrama (15 a 14). Nas quartas, Matheus Brandt despachou o colombiano Alejandro Alvarez, por 15 a 11, e se garantiu entre os quatro melhores. Porém, Leopoldo Gubert ficou pelo caminho com revés para o chileno Joaquím Torres: 15 a 14. Na semifinal, Matheus Brandt perdeu do chileno Jorge Valderrama: 15 a 14.

Ir para o conteúdo