Guilherme Toldo estará em ação no florete masculino no primeiro dia do Mundial na Geórgia (Marina Ziehe/COB)
Assessoria de Comunicação da CBE
O Campeonato Mundial de Esgrima 2025 começa nesta terça-feira (22) em Tbilisi, capital da Geórgia, reunindo os principais nomes da modalidade em disputas nas seis armas – três masculinas e três femininas – nas categorias individuais e por equipes. O Brasil está presente nas seis provas individuais e em cinco disputas por equipes.
A delegação brasileira conta com esgrimistas experientes e jovens talentos, muitos deles com participações recentes de destaque no Campeonato Pan-Americano realizado em junho, no Rio de Janeiro. O país conquistou três medalhas naquela competição: bronze para Alexandre Camargo (espada masculina individual), Isabela Carvalho (sabre feminino individual) e para a equipe de florete feminino.
Na espada masculina, Alexandre Camargo, atualmente o 55º colocado no ranking da FIE, vem embalado pelo pódio conquistado no Pan. Ele terá a companhia de Pedro Petrich (182º), Nicolas Deguchi (174º) e Matheus Brandt (451º). Na espada feminina, as representantes são Victoria Vizeu (84ª), Marcela Silva (104ª) e Maria Rita de Camargo (784ª).
No florete masculino, Guilherme Toldo (36º), que ficou em quinto lugar, mas é dono de seis medalhas em Jogos Pan-Americanos, lidera um time que conta ainda com Paulo Morais (63º), Dominic de Almeida (79º) e Pedro Marostega (394º). No florete feminino, a equipe será formada por Ana Beatriz Bulcão (62ª), Mariana Pistoia (71ª), Gabriella Vianna (152ª) e Rafaella Gomes (438ª).
No sabre feminino, Isabela Carvalho (50ª), medalhista de bronze no Pan do Rio, será a única representante brasileira. O país não participará da disputa por equipes nesta arma. Já no sabre masculino, o Brasil será representado por Renato Saliba (167º), Vince Liu (401º), Erico Patto e Marcus Pinto (743º).
Terça-feira começa com as primeiras armas: espada feminina e florete masculino
O primeiro dia de disputas em Tbilisi terá as fases de poules e o quadro preliminar até o quadro de 64 das categorias espada feminina e florete masculino.
Na espada feminina, o nível da competição promete ser altíssimo. A atual número 1 do mundo, Sera Song (KOR), chega embalada pelo título asiático conquistado em junho e tenta repetir o feito de 2022. Outras candidatas ao pódio são a campeã mundial de 2023, Marie-Florence Candassamy (FRA), a medalhista olímpica de bronze Eszter Muhari (HUN), além da veterana Rossella Fiamingo (ITA), que pode conquistar sua terceira medalha de ouro em Mundiais.
No florete masculino, o destaque é o norte-americano Alexander Massialas, que venceu o Pan de 2025 no Rio de Janeiro e já foi prata mundial em 2015. Ele terá como principais adversários o atual campeão mundial Tommaso Marini (ITA), o bicampeão olímpico Ka Long Cheung (HKG) e o também norte-americano Nick Itkin, prata no último Mundial.
Programação (horário de Brasília) de terça
🗓 22 de julho (terça)
2h – Florete masculino: fase de poules e eliminatórias até T64
🇧🇷 Guilherme Toldo, Paulo Morais, Dominic de Almeida, Pedro Maróstega
4h – Espada feminina: fase de poules e eliminatórias até T64
🇧🇷 Maria Rita de Camargo, Victoria Vizeu, Marcela Silva