Marcus Pinto encerra o Torneio Nacional Cidade de Curitiba com três ouros no sabre

O Torneio Nacional Cidade de Curitiba chegou ao fim neste domingo (18), com a realização das últimas provas da categoria juvenil. Entre os destaques do dia, Marcus Pinto conquistou seu terceiro ouro no sabre, enquanto Valentina Basso e Guilherme Dubiel subiram ao lugar mais alto do pódio no florete e na espada, respectivamente.

Sabre masculino juvenil 

Marcus Pinto conquistou seu terceiro ouro no torneio ao vencer Lucas Schubert por 15 a 12 e garantir o título no sabre juvenil. Antes da final, superou Vince Pastore, do Baldin Esgrima, na semifinal, além de ter vencido Felipe Bento e Theo Baldin nas fases anteriores. Completando o pódio fiaram Vince Pastore e Dylan Ikuno. 

“Eu tento sempre jogar todos os jogos do mesmo jeito. Então, se eu estou jogando contra um atleta do sub-13 ou do sub-20, como o Schubert, tento jogar da mesma forma”, afirmou Marcus após conquistar seu o ouro.

Florete feminino juvenil 

Com uma campanha perfeita, Valentina Basso conquistou seu segundo ouro no florete feminino e encerrou o Torneio Nacional Cidade de Curitiba como a última campeã entre as mulheres. Representando o Pinheiros, Valentina superou na final sua companheira de equipe Yuki Wu, vencendo por 15 a 10. Até chegar à decisão, eliminou Marina Meine nas quartas de final e Julia Grahl, também do Pinheiros, na semifinal. Com o resultado, o bronze ficou dividido entre Julia Grahl e Mariana Morais.

“Eu tentei entrar com a mesma cabeça de ontem, já que o juvenil é uma categoria acima, então, querendo ou não, a gente entra com menos pressão porque não tem tanta obrigação de ganhar, mas mesmo assim era meu objetivo. Entrei focada tentando fazer meu melhor jogo, e deu certo”, afirmou Valentina após conquistar seu segundo ouro.

Espada masculina juvenil

O título da espada masculina juvenil ficou com Guilherme Dubiel, da Dourado Esgrima. Após perder apenas um confronto na fase de poules, o atleta manteve uma campanha consistente nas eliminatórias. Superou João Cavalheiro e Guilherme Maluf nas fases iniciais e avançou às quartas de final, onde venceu Eduardo Gonçalves. Na semifinal, garantiu vaga na decisão ao derrotar Henrique Augusto, do Mestre Kato, por 15 a 7. Com o resultado, Henrique ficou com a medalha de bronze ao lado de Matheus Brandt.

Na conquista do título, Guilherme Dubiel venceu Matheus Souza, do Clube Curitibano, sem grandes complicações, com o placar de 15 a 8, e garantiu o ouro na espada masculina juvenil. “Ontem eu tive algumas dificuldades e acabei perdendo na semi, mas hoje acabei refletindo o que eu fiz ontem e acabei conseguindo fazer meu jogo e ganhar a competição”, afirmou o campeão após a final.

Pular para o conteúdo