Ana Beatriz Fraga conquista seu segundo título no Torneio Nacional de Curitiba  

Entrando na reta final do Torneio Nacional Cidade de Curitiba, Ana Beatriz Fraga ganhou seu segundo título, neste sábado (17), desta vez na categoria juvenil. Além disso, foram encerradas as disputas do Cadete, com Valentina Basso campeã no florete feminino e Jean Oliveira na espada masculina.

Sabre feminino juvenil

Melhor colocada no ranking mundial juvenil, Ana Beatriz Fraga conquistou seu segundo ouro no Torneio Nacional Cidade de Curitiba com uma campanha perfeita. Na final, superou Stella Santos, do Paulistano, por 15 a 11. Antes disso, venceu Camila Vieira na semifinal, que dividiu o bronze com Gabriela Ohana, do Baldin.

“Fazia muito tempo que eu não jogava com a Stella porque ela estava lesionada. Eu gosto muito de jogar com ela, pois é sempre um combate muito duro, é um jogo que exige mais estratégia. Então fiquei feliz de disputar essa final com os pontos acirrados e conseguir focar, colocar a cabeça no lugar, o que foi muito bom”, disse Ana Beatriz Fraga após conquistar seu segundo ouro.

Florete masculino juvenil

Campeão do florete masculino, Giorgio Fumagalli, do GNU, venceu Álvaro Kalleby, do Paulistano, por 15 a 14. “O Kalleby conseguiu variar muito bem o jogo. Eu tinha um plano com meu treinador e acabei me perdendo um pouco, mas consegui dominar o jogo”, afirmou o medalhista de ouro.

Nas poules, teve apenas uma derrota. Nas eliminatórias, superou Henrique Lucci e Luiz Foschini. Na semifinal, venceu Guilherme Vianna, que dividiu o bronze com Pedro Nogueira.

Espada feminina juvenil

Ginevra Giordano, do Paulistano, conquistou o título de campeã ao vencer Maria Paro, do Dourado Esgrima, por 15 a 11 na final. Antes disso, superou Aydee Dias com uma vitória tranquila por 15 a 6 na semifinal e passou por Sophia Asquino nas quartas de final. Completaram o pódio, com a medalha de bronze, Aydee Dias e Laura Correia.

“Foi a primeira vez que ganhei desde 2022. No início, estava meio estressada, mas depois só pensei que queria ganhar. Então, o mental foi muito bom hoje”, disse a campeã, que se emocionou após o título.

Florete feminino Cadete

Do Pinheiros, Valentina Basso conquistou o título de campeã ao vencer de virada sua companheira de equipe Giulia Santos, medalhista de ouro no Pré-Cadete, por 15 a 10. “Não esperava começar perdendo por 4 a 0, uma distância bem grande, mas vi que no primeiro tempo eu não estava muito concentrada e dei uma segurada pra não levar mais nenhum toque. Na volta eu me concentrei, fui fazendo toque a toque e, no último tempo, joguei como se fosse uma poule e fui lá e busquei”, afirmou a campeã.

Antes disso, passou tranquilamente por Samara Silva, do Paulistano, na semifinal, e por Alicia Fontenele por 15 a 4 nas quartas de final. Nas poules, teve uma campanha perfeita, com 100% de vitórias e apenas seis toques sofridos. Completando o pódio na terceira colocação, ao lado de Samara, ficou Eduarda Nascimento.

Espada masculina Cadete

Fechando a categoria cadete, Jean Oliveira, do Dourado Esgrima, teve uma campanha de altos e baixos. Nas poules, ficou em 11º lugar, mas nas fases eliminatórias superou João de Almeida, Lucca Asquino e Bernardo Bicalho. Na semifinal, venceu o campeão do Pré-cadete, Pedro Louzada, e na final derrotou Pedro Hoffer, do Curitibano, que havia feito a melhor campanha na fase de grupos, por 15 a 10. Pedro Louzada e Guilherme Dubiel dividiram o terceiro lugar.

“O jogo da final foi um espelho da semi e do quadro de 8, foi um jogo mais tranquilo. Meu jogo tem uma tendência de ser mais acelerado, eu gosto de impor bastante ele, e hoje eu consegui manter um ritmo bom, controlar as ações e fazer o jogo que eu queria”, comentou o campeão.

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Pular para o conteúdo