Abrindo o Torneio Nacional Cidade de Porto Alegre, os esgrimistas da categoria pré-cadete entraram em ação nesta quinta-feira (24). No feminino, Ana Clara Ferreira levou o ouro na espada e Sarah Pires venceu no sabre. Já no masculino, Álvaro Kalleby, vice-campeão da Gymnasiade no início do mês, conquistou o título no florete.
Espada feminina Pré cadete
Abrindo as disputas, Yasmin Barros, do Dourado Esgrima, e Ana Clara Ferreira, do Mestre Kato, protagonizaram a final pelo título. Nas poules, cada uma sofreu uma derrota, avançando para as fases eliminatórias nas terceiras e quartas posições, respectivamente.
Na final, Ana Clara levou a melhor em uma disputa segura e equilibrada, vencendo Yasmin Barros por 15 a 13 e garantindo o ouro, enquanto Yasmin ficou com a prata. Na semifinal, Ana superou Anne Driesen, do Pinheiros, por 15 a 10. Nas fases anteriores, passou por Nina Yamashita e Giovanna De La Torre. As medalhas de bronze ficaram com Anne Driesen e Giovana Komatsu.
“Foram adversárias muito fortes e, em alguns momentos, fiquei nervosa, principalmente contra a Driesen, que estava indo muito bem nesse campeonato. Então fiquei um pouco nervosa, mas mesmo assim minha técnica me acalmou, junto com meus amigos e minha mãe”, disse a campeã.

Sabre feminino Pré cadete
Em uma final disputada ponto a ponto, Sarah Pires conquistou seu primeiro título em um torneio nacional. Representando o Icarus Fencing, venceu Ana Luiza Mota, do Paulistano, por 15 a 14. Na semifinal, superou Marcela Ribeiro de virada, por 15 a 13, e nas quartas eliminou Nina Yamashita. O bronze ficou com Marcela Ribeiro e Lais Tosta, ambas do Baldin Esgrima.
“Minha primeira final nacional, nunca tinha competido nessa categoria antes e, pra mim, foi um momento muito bom”, disse Sarah após a conquista do ouro.

Florete masculino Pré cadete
No florete, diferente da disputa da espada feminina, Álvaro Kalleby, do Paulistano, chegou à final de forma invicta, vencendo todos os combates na poule e nas eliminatórias. Já Henri Verjus, do GNU, avançou às fases finais como o sétimo colocado, após duas derrotas na fase de poules.
Na decisão, Álvaro Kalleby dominou a disputa, vencendo Henri Verjus por 15 a 6. Já na semifinal, também obteve uma vitória tranquila sobre Antonio Teixeira, por 15 a 5. Antonio Teixeira e Pedro Louzada ficaram com o bronze.
“Esse ano estou bastante chocado por ganhar todas as minhas categorias e até agora está indo bem. Hoje joguei com a perna machucada, então o primeiro combate da poule foi bem difícil”, afirmou Kalleby.
