Campeões do florete, sabre e espada são definidos no segundo dia da Copa Brasil de Paraesgrima

Neste domingo de Páscoa (20), foi realizado o segundo dia da 1ª etapa da Copa Brasil de Paraesgrima 2025, com disputas nas armas florete, espada e sabre. Os campeões foram: Mônica Santos (florete feminino B), Fabiana Soares (florete feminino A), Kevin Damasceno (sabre masculino B e florete masculino A) e Jovane Guissone (espada masculina B). 

Florete feminino B e A –

A primeira campeã deste domingo foi Mônica Santos, do GNU, que conquistou sua terceira medalha de ouro na Copa Brasil de Paraesgrima. Com mais uma campanha impecável, venceu todos os confrontos na fase de poules e avançou direto para a semifinal, onde superou Karina Santos por 15 a 5. Na decisão do Florete Feminino B, reencontrou Rudineia Mânica e garantiu o título com vitória por 15 a 8. Sabrina Marques e Karina Santos completaram o pódio com o bronze.

“Jogando florete eu me divirto, né? Porque além de ser a arma que eu treino, é uma arma que eu gosto muito. Então, independente do resultado, eu vou estar feliz fazendo minha arma. Isso não me traz cobrança, e sim leveza”, afirmou a campeã.

Fechando as disputas femininas, Fabiana Soares conquistou a medalha de ouro no Florete A ao vencer Carminha Oliveira por 15 a 14 em uma partida disputadíssima. Nas semifinais, superou Nicolly Santos, que ficou com o bronze, assim como Carolina Roncato.

“Estou hiper feliz! Ontem bati na trave no sabre, não estava bem, mas melhorei à tarde e hoje acordei zerada. Hoje era meu dia. Gosto muito do florete, comecei por ele, e deu tudo certo”, comemorou a medalhista de ouro.

Sabre masculino A –

Kevin Damasceno foi o campeão do Sabre Masculino A na Copa Brasil de Paraesgrima. Com uma campanha consistente, venceu todos os cinco confrontos na poule, superou Moacir Ribeiro nas quartas e, na semifinal, enfrentou o próprio pai, Fabio Damasceno, vencendo por 15 a 9. Na decisão, garantiu o título ao derrotar Lenilson de Oliveira por 15 a 7. Fabio Damasceno e Alex Souza completaram o pódio com as medalhas de bronze.

“No primeiro dia, eu joguei espada, que não é minha arma principal, mas eu gostei do resultado que tive. E hoje, eu gostei mais ainda, porque é uma arma que a gente treina um pouco mais, e deu certo o resultado”, comentou Kevin. 

Florete masculino A –

Na final do Florete Masculino A, a juventude prevaleceu com o título de campeão para Kevin Damasceno, que conquistou seu segundo ouro no dia. Ele derrotou Alex Souza por 15 a 12 na decisão e, na semifinal, venceu seu pai, Fabio Damasceno, por 15 a 4. Fabio ficou com a medalha de bronze, ao lado de Clodoaldo Zafotoski.

“Essa final, pra mim, foi bem acirrada. Comecei fazendo uns toquizinhos ali no tempo certo, mas depois me atrapalhei. Continuei calmo pra fazer os outros toques, mesmo ele fazendo um e eu outro.”

Espada masculina B –

Jovane Guissone, do Paulistano, conquistou o último ouro do dia na Copa Brasil de Paraesgrima com campanha invicta. Nas eliminatórias, venceu Anderson Pires e Rafael Tassone, e garantiu o título ao superar Renato Santana por 15 a 6. Rafael Tassone e Izaias Monteiro completaram o pódio com o bronze.

“Eu comecei na poule ganhando todos os combates, sendo que em dois estava perdendo por 2 a 0 e consegui virar. Na eliminatória, enfrentei o Tassone, que está jogando muito bem e é um atleta agressivo como eu, então sabia que seria um duelo duro. Na final, contra o Renato, que também está muito bem, foi um combate bem equilibrado”, comentou o campeão.

Programação –

Encerrada a 1ª etapa da Copa Brasil de Paraesgrima 2025, as atenções se voltam agora para o Campeonato Brasileiro por Equipes, que será realizado nesta segunda-feira (21). Ao contrário da Copa, que tem estilo individual, o foco da nova competição está nas disputas coletivas. Nesta edição, as provas serão realizadas nas categorias masculina e feminina da arma espada.

Pular para o conteúdo