Com vitórias, Lívia Burberry, Valentina Basso, Pedro Nogueira e Guilherme Lobo superaram as pules
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Neste sábado (13), segundo dia de disputa do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil da FIE, em Riad, Arábia Saudita, foram realizadas as provas individuais feminina e masculina de florete, na categoria cadete. E quatro dos seis atletas do Brasil conseguiram avançar ao quadro principal da competição: Lívia Burberry, Valentina Basso, Pedro Nogueira e Guilherme Lobo.
Os quatro brasileiros obtiveram vitórias nas pules que lhes permitiu superar a fase classificatória. Contudo, no quadro principal, não conseguiram ir tão adiante. No feminino (onde as brasileiras chegaram ao quadro de 64), Lívia terminou na 45ª colocação, enquanto Valentina ficou em 55º lugar; no masculino, Nogueira terminou na 86ª posição, e Lobo na 96ª.
Feminino
No florete feminino cadete, que reuniu 107 competidoras, as brasileiras Lívia Burberry e Valentina Basso – ambas com três vitórias nas pules – conseguiram assegurar vagas no quadro principal da competição. Júlia Grahl, no entanto, não obteve êxito em passar da fase classificatória.
Bye no quadro de 128, Lívia avançou diretamente ao de 64. Mas um revés por 10-15 para a italiana Mariavittoria Berretta a eliminou. Já Valentina estreou no quadro de 128 vencendo a eslovaca Martina Posvancova por 15-7, mas foi superada (11-15) na fase seguinte por Daniella Tang, de Singapura.
A medalha de ouro no florete feminino cadete foi conquistada por Liu Jaelyn, dos Estados Unidos. A de prata ficou com Polina Volobueva (AIN*), e as de bronze com Yunjia Zhang (Canadá) e Natasza Kus (Polônia).
Masculino
Pedro Pascuotti, Pedro Nogueira e Guilherme Lobo representaram o Brasil no florete masculino cadete – competição que foi disputada por 133 atletas. O primeiro ficou na pule, enquanto os outros dois se classificaram ao quadro principal com três e duas vitórias, respectivamente.
No quadro de 128, Guilherme Lobo foi eliminado ao perder por 8-15 para Mohamed Ali Foucha, da Tunísia. Pedro Nogueira também encerrou sua participação nesta fase, superado por 10-15 pelo ucraniano Daniil Matiash.
O campeão mundial cadete do florete masculino foi o chinês Weiqiao Lyu. Em segundo lugar, ficou Don Deseranno, dos EUA. Jia Bao Xu (Canadá) e Chun Lok Luk (Hong Kong) levaram as medalhas de bronze.
Classificação
Após o segundo dia de disputa, os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas do Mundial Cadete e Juvenil com três medalhas (ouro, prata e bronze). A seguir, pela ordem, vêm Canadá (um ouro e dois bronzes); Japão (um ouro e um bronze); China (um ouro); Itália (uma prata e um bronze); Grã-Bretanha (uma prata); Hong Kong, Polônia e França (um bronze cada).
* Obs: AIN significa Atletas Individuais Neutros. Trata-se de uma identificação dada pelo Comitê Olímpico Internacional – COI – a atletas da Rússia e Belarus, que atualmente não podem competir sob a bandeira de seus países devido a sanções internacionais. Inclusive, as medalhas conquistadas sob a sigla não são computadas no quadro oficial da competição.
Programação
Neste domingo (14), nas pistas da King Saud Universyt Sports Arena, prossegue o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil. Serão disputadas as provas por equipes na categoria juvenil de florete, masculino e feminino.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]