Campeonato Brasileiro de Paraesgrima consagra os campeões no sabre masculino e feminino

Rayssa Veras, Monica Santos, Kevin Damasceno e Vanderson Chaves garantiram medalhas de ouro individuais no penúltimo dia da competição em São Paulo (SP)

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No terceiro dia do Campeonato Brasileiro de Paraesgrima, neste sábado (25), em São Paulo (SP), a disputa individual do sabre foi o centro das atenções. Desta vez não deu para o multicampeão Jovane Guissone, quinto colocado, brilhando no Centro Paralímpico Brasileiro outras estrelas da constelação da paraesgrima nacional: Rayssa Veras, Monica Santos, Kevin Damasceno e Vanderson Chaves.

Rayssa Veras, do Club Athletico Paulistano (SP), levou o sabre feminino A. Venceu a final de virada, após encaixar 15 toques contra 9 de Fabiana Soares, do Sport Club Magnólia (RJ). “Depois que comecei a ouvir meu técnico, comecei a encaixar as ações e mantive”, confessou.

Espadista, Rayssa tem no sabre a sua segunda arma. “Estou me divertindo bastante neste caminho de aprendizado, que está dando resultado”, comentou. Completaram o pódio da prova Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR) e Ana Elisa Paz (Grêmio Náutico União/RS).

Monica Santos volta a triunfar sobre Rudineia Manica

A classe B viu pela terceira vez uma final entre Monica Santos, do Grêmio Náutico União (RS), e Rudineia Manica, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR). Depois de uma vitória para cada lado nas decisões anteriores, Monica Santos voltou a faturar a medalha de ouro com o triunfo por 15 toques contra 6.

“Hoje eu usei muito a técnica, pois estou tentando me poupar ao máximo possível”, reconheceu a gaúcha. “Fui induzindo a Rudineia, aproveitando os erros dela e deu certo”, acrescentou. Rafaela Maia, sua colega de sala, foi medalhista de bronze ao lado de Sabrina Marques, da Associação Paradesportiva de Integração Nauru (SP).

Kevin Damasceno vira sobre Lucas Julião

No sabre masculino A, Kevin Damasceno conquistou sua segunda medalha de ouro no evento. O atleta do Grêmio Náutico União (RS) venceu na final ao promissor Lucas Julião, da Associação Paradesportiva de Integração Nauru (SP). Foi por apertados 15 toques contra 13.

“Me desconcentrei durante o jogo e precisei de muita calma nos momentos finais, quando eu estava na frente e o Lucas conseguiu virar”, descreveu. Alex Sandro Souza, do Esporte Clube Pinheiros (SP), e Moacir Ribeiro, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR), conquistaram as medalhas de bronze.

Com respeito, Vanderson Chaves domina Rodrigo Massarutt

A missão de Vanderson Chaves foi um pouco mais tranquila na classe B. Também atleta do Grêmio Náutico União (RS), marcou 15 a 4 em Rodrigo Massarutt, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR). Nem por isso considera que sua tarefa foi tranquila.

“Respeito todos os meus adversários e sempre é uma honra jogar contra o Massarutt, um percursor do sabre no Brasil”, confidenciou. “O sabre é uma arma que gosto muito, é a minha segunda arma, e hoje tive a tranquilidade para fazer em pista o que eu faço em treino”, concluiu.

As medalhas de bronze da prova ficaram com Renato Santana, da Associação Paradesportiva de Integração Nauru (SP), e Izaias Monteiro, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR).

Rio Grande do Sul e Paraná são ouro por equipes

No florete masculino por equipes deu Rio Grande do Sul. Os gaúchos marcaram 45 toques a 37 na final contra o Paraná, medalhista de prata. São Paulo ficou com o bronze, anotando 45 toques contra 37 da equipe B paranaense. Na espada feminina deu Paraná, que venceu Alagoas por 45 a 27. O Ceará completou o pódio, ao vencer São Paulo por 45 a 42.

A programação deste domingo (26)

O Campeonato Brasileiro de Paraesgrima encerra neste domingo (26), com duas provas. A partir das 9h ocorrem as disputas do sabre masculino e feminino por equipes. A competição é transmitida gratuitamente pelo canal da CBE no YouTube (https://www.youtube.com/cbesgrima), com sinal aberto nas fases preliminares, além de narração e comentários nas semifinais e finais.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo