Skip to main content

Capital dos paranaenses recebe até sábado, dia 19, o Campeonato Sul-Americano Infantil e Veteranos, evento que teve aproximadamente 200 inscrições

Atletas das categorias sub-11 e sub-13 estarão em ação a partir desta terça, em Curitiba. Foto: Rosele Sanchotene.

Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Capital de todos os paranaenses, Curitiba passa a acumular temporariamente outro importante título, o de Capital da Esgrima na América do Sul. Desta terça-feira (15) até sábado (19), o rejuvenescido ginásio da Praça Oswaldo Cruz recebe o Campeonato Sul-Americano de Jovens e Veteranos, uma promoção da Confederação Sul-Americana de Esgrima, com a organização e coordenação local da Confederação Brasileira de Esgrima, com o apoio da Federação Paranaense de Esgrima e da Prefeitura de Curitiba. O evento recebeu em torno de 200 inscrições para disputas de jogos nos dois gêneros, três armas e nas categoriais sub-11, sub-13, veterano 40, veterano 50, além da veterano 60.

Muitos destes atletas estiveram em ação no início do mês na mesma Curitiba, quando a Sociedade Thalia sediou de forma simultânea o Campeonato Brasileiro Infantil e o Campeonato Brasileiro Veterano. Agora, a principal mudança será no palco. As pistas serão montadas no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, localizado no coração curitibano. Outra novidade é a presença de esgrimistas de outros países neste encontro de gerações do esporte.

Nesta terça (15) pela manhã ocorrem as competições de espada feminina sub-13 e florete masculino sub-11, totalizando 23 esgrimistas em atividade, dentre eles Valentina Basso (Pinheiros/SP) e Bernardo Costa (União/RS), líderes do ranking nacional.. No período da tarde entram em ação as categorias espada masculina sub-13 e florete feminino sub-11, com seus 20 competidores. Prova em que Henrique Augusto, do Clube Curitibano/PR, terá a torcida da casa a seu favor, enquanto Marina Rocha, do União/RS, puxa a fila das floretistas.

Logo cedo na quarta-feira, dia 16, competem as categorias florete masculino e feminino sub-13, totalizando 24 esgrimistas. Atletas do Esporte Clube Pinheiros/SP, Valentina Basso e Pedro Pascuotti ponteiam o ranking nacional e estão confirmados na competição. Depois do almoço jogam as categorias sabre masculino e feminino sub-11, com 19 participantes, com Ágatha Magalhães (Baldin/SP) e André Ramos (Paulistano/SP) puxando a esquadra verde e amarela.

A quinta-feira (17) marca o último dia destinado às competições entre os jovens esgrimistas. No período matutino vão à pista os atletas da espada masculina sub-11 e sabre feminino sub-13, totalizando 19 participantes. Destaques para Guilherme Goivinho (Life Quality/SP) e Ana Beatriz Fraga (Pinheiros/SP), primeiros colocados no ranking nacional em suas armas e faixa etária. No turno vespertino, Joaquim Pelucio (Pinheiros/SP) e Nina Yamashita (Abel Melián/SP) lideram os times brasileiros no sabre sub-13 masculino e espada sub-11 feminina. Antonella Dinucci, líder do ranking nacional da espada sub-11, é uma das atrações.

No quarto dia de competições, a sexta-feira (18), os veteranos iniciam as suas buscas por medalhas. Estão confirmadas as participações de todos os campeões brasileiros da atual temporada no evento em Curitiba: Luciano Souza (CMPR/PR), Lorana Schwantes (Mestre Kato/PR), Silvia Rothfeld (Paulistano/SP), Carlos Augusto Gonçalves (São Jorge/SP), Andrea Chen (Pinheiros/SP), Luiz Petrachi (Paulistano/SP), Patricia di Cunto (Paulistano/SP), Ricardo Rodrigues (União/RS), Olegario Vasconcelos (São Jorge/SP), Cledola Tello (Barroca/MG) e Roberto Lazzarini (Pinheiros/SP).

Primeiramente acontece o certame de espada, nos dois gêneros, com seus 33 participantes divididos entre as categorias veterano 40, 50 e 60. Encerradas as provas de espada, o florete masculino pede passagem com seus dez atletas, também nas três categorias. E fechando a programação no sábado, dia 19, competem os esgrimistas do florete feminino, além do sabre nos dois gêneros. São 24 os esgrimistas inscritos, divididos nas categorias veterano 40, 50 e 60.

As semifinais e finais de cada prova serão transmitidas ao vivo pela CBEsgrima TV, pelo YouTube e Facebook, com sinal aberto para as pistas nas fases preliminares.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support