Skip to main content

Atleta reinou absoluta na disputa e saiu invicta do torneio em Porto Alegre; última derrota da esgrimista em competições nacionais ocorreu no início de 2019

Bia Bulcão (esq.) venceu Mariana Pistoia (dir.) na decisão do Brasileiro. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrimista Bia Bulcão (E.C.Pinheiros) segue reinando absoluta no florete feminino brasileiro. Nesta sexta-feira (8), ela conquistou o pentacampeonato brasileiro individual, na competição disputada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS). Mais do que conquistar o título, ela demonstra um total domínio nesta arma. A medalha de prata ficou com Mariana Pistoia e os bronzes foram para Ana Toldo e Daphne Becker, todas atletas da equipe da casa.

Bia já havia vencido o Brasileiro em 2014, 2016, 2018 e 2019. A última vez em que não saiu com a medalha de ouro de uma competição nacional foi na primeira etapa do Circuito Brasileiro de 2019. De lá para cá, ganhou as três etapas restantes e o Campeonato Brasileiro daquele ano, as duas etapas do Circuito em 2021 e, agora, novamente foi campeã.

Na fase de pules, ela demonstrou a força que conquistou graças aos treinos intensivos na Itália, onde faz estágios há três anos. Superou quatro atletas do Grêmio Náutico União, Daphne Becker (5 a 0), Marina Morais (5 a 0), Valentina Baldi (5 a 1) e Giovana Bonetti (5 a 2), além de Gabriela Magini (Sala São Jorge-SP), por 5 a 1.

A disputa nas eliminatórias seguiu a mesma toada. No quadro de 16, bateu Mariana Hauschild (CMSP), por 15 a 4. Encontrou maiores dificuldades diante de Giovana Bonetti, no quadro de 8, quando o duelo chegou a estar empatado em 7 a 7, mas conseguiu a vitória por 15 a 7.

Na semifinal, encarou Daphne Becker, outra atleta que já havia enfrentado na pule, triunfando por 15 a 3. A decisão, contra Mariana Pistoia, tradicional adversária em competições nacionais, foi vencida por 15 a 5.  

“Acho que a maior diferença foi o fato de ser o primeiro depois de ter começado a pandemia. Consegui experimentar muita coisa. Gostei da forma como eu joguei e gostei por ter conseguido um resultado bom. Consegui um bom ritmo de jogo. Hoje, procurei arriscar mais, fazer as ações que estou treinando. O resultado foi consequência disso”, explicou a campeã.

Bia Bulcão agora volta a sua atenção para os próximos passos internacionais na carreira: “Vou ter mais uma prova regional na Itália e esperar começar o Circuito Internacional. No ano que vem tem Campeonato Pan-Americano, Mundial, mas antes temos várias etapas de torneios internacionais. Acho que amadureci muito, mudei bastante, não só na esgrima, mas minha postura na pista”.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support