O Brasil contou com dez representantes nas etapas juvenis da Copa do Mundo de esgrima, distribuídos entre sabre masculino e feminino, além da espada feminina. O melhor resultado da delegação ficou com Vince Liu, no sabre masculino, que avançou até o quadro de 32 em Dormagen, na Alemanha, neste sábado (13).
O dia começou com as disputas da Etapa de Dormagen, na Alemanha, da Copa do Mundo Juvenil de sabre masculino. Na fase de poules, os melhores resultados foram de Erico Patto, com quatro vitórias, e de Vince Liu, Marcus Pinto e Arthur Wolf, que somaram três vitórias cada, garantindo classificação para as eliminatórias. Já José Santos conquistou apenas uma vitória e não conseguiu avançar de etapa.
O melhor desempenho nas eliminatórias ficou com Vince Liu, que iniciou sua participação vencendo o francês Julian Maklakov por 15 a 9. Na fase de 128, o brasileiro derrotou Omar Dewedar, do Egito, garantindo vaga no quadro de 64. Lá, venceu o turco Toprak Altincekic, mas foi eliminado pelo francês Tom Couderc, por 15 a 6, no quadro de 32.
Marcus Pinto e Arthur Wolff tiveram boas campanhas, mas ficaram a uma vitória de avançar para o quadro principal. Marcus venceu John White, da Grã-Bretanha, na primeira rodada, mas foi eliminado no quadro de 128 pelo italiano Leonardo Reale, que venceu por 15 a 13. Enquanto isso, Arthur também parou no quadro de 128, sendo superado pelo francês Baptiste Hospital por 15 a 5.
Por outro lado, Erico Patto acabou eliminado ainda na primeira rodada da fase de 256, perdendo por 12 a 15 para Leonard Weber, da Alemanha.
Disputas femininas –
Na Hungria, o Brasil contou com mais três representantes na Etapa de Budapeste da Copa do Mundo Juvenil de sabre feminino. Camila Vieira teve o melhor desempenho, sendo eliminada no quadro de 256 pela espanhola Elena Valera por 15 a 7, após registrar a 115ª melhor campanha na fase de poules.
Stella Santos conquistou 50% de aproveitamento nas poules, mas não avançou, ficando na 181ª posição, enquanto Carolina Szazs não conseguiu nenhuma vitória e encerrou sua participação.
Em Burgos, na espada feminina juvenil, Sofia Iglesias conquistou quatro vitórias nas poules e terminou em 85º lugar. Com o bom desempenho, a brasileira estreou no quadro de 128, mas foi derrotada por Yasemin Toktas, da Turquia, por 15 a 11.
