Skip to main content

Brasileiro e argentino protagonizaram duas finais e conquistaram seis medalhas de ouro no penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano

Giacomo Guarnera vibra com a terceira medalha de ouro do dia. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano brilhou a estrela de Giacomo Guarnera. O veterano esgrimista conquistou três ouros e uma prata nesta sexta-feira (18), em Curitiba (PR). Além dele, subiram ao ponto mais nobre do pódio no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser as brasileiras Laura Mangiaterra e Oriete Covolan. Outro destaque do dia foi o argentino Carlos Enrique Covani, também com três ouros e uma prata.

“A esgrima máster subiu muito de nível se compararmos com dez anos atrás, quando começamos esse movimento no Brasil”, comentou Guarnera com felicidade. Ele que, na espada masculina 60 anos, foi o medalhista de ouro ao aplicar na final 10 toques contra 4 em Anibal Calcagno, do Uruguai. “Estou muito feliz por ser o meu primeiro título na categoria 60 anos”, externou o campeão.

“Mudei meu jogo na final, pois na pule havia vencido ele por apenas um toque e tentei pegá-lo desde o início e depois mantive a vantagem. Foi bonito e acho que joguei bem”, analisou o esgrimista do Pinheiros/SP. Ricardo Accioly (Clube Curitibano/PR) e José Oliveto (Academia de Esgrima Rio de Janeiro/RJ) foram medalhistas de bronze, com Paulo Zannin (Círculo Militar/PR) fechando na quinta colocação.

Guarnera e Calcagno voltaram a se enfrentar, desta vez na prova de florete, para atletas a partir de 60 anos. E deu Guarnera mais uma vez, agora por 10 a 4. “Essa é a minha arma preferida, onde tenho os meus melhores resultados e onde iniciei na esgrima”, relatou o brasileiro, que ainda chegou na decisão do florete masculino 40 e 50. Nelas, teve pela frente Carlos Enrique Covani, o papa-medalhas argentino.

No florete 40, a última prova do dia, Guarnera precisou superar o difícil adversário e o desgaste físico. Mesmo sendo seis anos mais novo – 60 contra 54 anos – o brasileiro surpreendeu no primeiro tempo do combate, vencendo a parcial por 7 a 5. Na segunda parcial, Covani reagiu e buscou um empate em 9 a 9.

E foi na base da experiência que o esgrimista do Pinheiros segurou o ímpeto do argentino e trabalhando ponto a ponto triunfou por 15 a 12. “Quanto mais cansado melhor”, brincou Guarnera. “Estou feliz porque ganhei a categoria de 40 anos, no final do dia, depois de ter disputado três competições de espada e três de florete”, desabafou. “Foi uma final muito dura e eu fui o único que venci ele hoje”, comentou o campeão.

Luciano Souza foi o medalhista de bronze da categoria, ao lado do boliviano Rolando Balboa. Já Ronald Melani, da Sociedade Thalia/PR, foi o oitavo. Pelo florete 50, Covani deu o troco, derrotando Guarnera por 10 a 6 na final, conquistando um de seus três ouros. O segundo veio na espada masculina 40 anos, em final entre argentinos. Covani ficou venceu o compatriota Valentin Andres Alitisz por 15 a 13.

O brasileiro Guilherme Luís Garcia (Paulistano/SP) foi medalha de bronze, ao lado de Carlos Ramiro Viveros Barboza, do Paraguai. Os demais brasileiros na prova foram o quinto colocado Luciano Souza (Círculo Militar/PR), o sexto Patricio Runnacles (Clube Curitibano/PR) e o sétimo Giacomo Guarnera (Pinheiros/SP).

Covani e Alitisz repetiram a final e o resultado na espada masculina 50 anos. A diferença foi o placar, agora de 10 a 3. Guilherme Luís Garcia (Paulistano/SP) também repetiu o bronze, tendo agora ao seu lado no pódio outro brasileiro, Koiti Yamashita, da Abel Melián/SP. Giacomo Guarnera, do Pinheiros/SP, fechou a prova na quinta colocação.

Laura Mangiaterra (Pinheiros/SP) foi a grande campeã da espada feminina 50 anos. Na final contra Patricia Di Cunto, do Paulistano/SP, venceu por 15 a 5 e deu o troco depois de ser derrotada na final do Campeonato Brasileiro pela amiga e rival. “É bom que tenha essa rivalidade, com cada uma dando o melhor de si. É importante”, reconheceu.

“Desta vez coloquei na minha cabeça que precisava começar 100%, porque não dá para bobear em uma final. Que mesmo cansada, precisava ir até o final ligada, focada”, acrescentou Laura. Vania Oliveira (Círculo Militar/SP) foi medalhista de bronze na prova, ao lado de Miriam Neves (Pinheiros/SP).

Oriete Covolan (Mestre Kato/PR) e Cledola Tello (Barroca/MG) foram as finalistas da espada feminina 60 anos. Jogando em casa, Colovan venceu por 10 a 6 e festejou a temporada de sucesso. “O ano foi sensacional. Foi bem intenso e consegui vagas e muitas e boas competições”, afirmou.

“Devagarinho eu vou crescendo dentro da esgrima. Na categoria 60 mais eu tenho um mundo inteiro pela frente”, brincou. Segundo a atleta, praticar esgrima lhe trouxe uma nova vida. “É uma confraternização, com pessoas saudáveis e alegres”, concluiu.

Na espada feminina 40 anos deu Argentina, com Maria de Armas. Ela conquistou o ouro ao vencer na decisão a brasileira Lorana Schwantes (Mestre Kato/PR), por 14 a 10. Michele Bardus (Abel Melián/SP) e Laura Mangiaterra (Pinheiros/SP) foram as medalhistas de bronze, com Vania Oliveira (Círculo Militar/SP) fechando na quinta colocação.

O Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano encerra neste sábado (19) na capital paranaense. Estarão em disputa as últimas medalhas nas competições de florete feminino (40, 50 e 60 anos), sabre feminino (40 e 50 anos), sabre masculino (40, 50 e 60 anos). As semifinais e finais de cada prova serão transmitidas ao vivo pela CBEsgrima TV, pelo YouTube e Facebook, com sinal aberto para as pistas nas fases preliminares.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support