Guilherme Toldo será um dos principais nomes do Brasil a disputar o Torneio Nacional e o Torneio Satélite de florete no Rio de Janeiro (Divulgação/CBE)
Assessoria de Comunicação da CBE
O Velódromo do Parque Olímpico da Barra será palco de quatro dias intensos de esgrima, entre quinta-feira (2) e domingo (5), com a disputa do Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro, do Troféu Brasil de equipes e do Torneio Satélite do Rio de Janeiro de florete, este último parte do circuito mundial da Federação Internacional de Esgrima (FIE). A programação reúne os melhores atletas do país em todas as armas, além da presença de esgrimistas estrangeiros no evento internacional. Todas as competições terão transmissão ao vivo pela CBEsgrima TV, canal oficial da Confederação Brasileira de Esgrima no YouTube.
Três competições em quatro dias!
O Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro abre a programação com as provas individuais. No primeiro dia de competições, quinta-feira, serão disputadas as competições de florete e sabre masculino e espada feminina.
No florete masculino, o destaque é Guilherme Toldo, melhor brasileiro no ranking internacional em todas as armas (42º). Ele terá pela frente Dominic Almeida (75º), Lorenzo Mion (111º) e Pedro Morastega, que completam o top nacional. Paulo Morais, 53º do mundo, é o desfalque.
Na espada feminina, a disputa contará com oito das dez primeiras colocadas do ranking nacional, como Laura Correia, Marcela Silva, Renata Zettermann, Tabea Alves, Maria Carolina Guimarães, Mariana Melo, Aydee Dias e Lais Rossa. A principal ausência será Victoria Vizeu, 80ª do ranking mundial e melhor brasileira na lista da FIE. Também não compete Maria Paro, sexta melhor do país no ranking internacional.
No sabre masculino, os sete primeiros colocados do ranking nacional estarão presentes: Henrique Garrigos, Bruno Pekelman, Renato Saliba, Enrico Pezzi, Matheus Becker, Erico Patto e Arthur Wolff. A ausência é do jovem Marcus Pinto, que soma resultados expressivos na temporada, incluindo medalha no Pan Júnior, cinco ouros no Sul-Americano e participação no Mundial adulto.
Na sexta-feira, a única arma com competição pelo Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro é o florete feminino, que terá força máxima com as quatro melhores brasileiras no ranking mundial: Bia Bulcão (55ª), Mariana Pistoia (85ª), Gabriella Vianna (149ª) e Ana Toldo (153ª). A jovem Valentina Basso, sexta no ranking nacional, tenta surpreender. A ausência é Carolina Brecheret. No mesmo dia, começa a disputa da Taça Brasil de equipes com as armas que abriram o torneio nacional na véspera: florete e sabre masculino e espada feminina.
O Torneio Satélite do Rio de Janeiro de florete, que distribuirá pontos no ranking da FIE, acontece no fim de semana com a competição masculina no sábado e a feminina no domingo. Além dos principais nomes do Brasil, estão confirmados na competição atletas de Chile, México, Irlanda, Argentina, Costa do Marfim, Croácia e Alemanha.
Simultaneamente ao Torneio Satélite, o Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro tem seu último dia de disputas no sábado com as duas armas restantes. Na espada masculina, o grande nome é Alexandre Camargo, número 51 do mundo e líder nacional. Entre seus principais adversários estarão Pedro Petrich, Leopoldo Gubert, Nicolas Deguchi e Richard Grunhauser. Fora da competição ficam Matheus Brandt e Nicolas Ferreira. O sabre feminino contará com a presença das principais esgrimistas: Isabela Carvalho (48ª), Luana Pekelman (74ª), Karina Trois (113ª) e Pietra Chierighini (160ª), além das jovens promessas Camila Vieira e Ana Beatriz Fraga, que vivem grande fase em 2025.
Por fim, a Troféu Brasil de equipes terá a disputa do florete feminino sábado e da espada feminina e do sabre feminino no domingo para encerrar a competição.
Confira toda a programação:
Quinta-feira (2/10)
- 
09h00 – Florete masculino (Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro) 
- 
09h00 – Espada feminina (Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro) 
- 
13h30 – Sabre masculino (Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro) 
Sexta-feira (3/10)
- 
09h00 – Florete masculino (Taça Brasil de equipes) 
- 
09h00 – Espada feminina (Taça Brasil de equipes) 
- 
09h00 – Sabre masculino (Taça Brasil de equipes) 
- 
13h00 – Florete feminino (Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro) 
Sábado (4/10)
- 09h00 – Florete masculino (Torneio Satélite do Rio de Janeiro)
- 09h00 – Florete feminino (Taça Brasil de equipes)
- 
09h00 – Sabre feminino (Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro) 
- 
12h00 – Espada masculina (Torneio Nacional Cidade do Rio de Janeiro) 
Domingo (5/10)
- 09h00 – Florete feminino (Torneio Satélite do Rio de Janeiro)
- 
09h00 – Espada masculina (Taça Brasil de equipes) 
- 
09h00 – Sabre feminino (Taça Brasil de equipes) 
 
