Skip to main content

Esgrimista, que embarca na segunda-feira para Tóquio, acredita que não há atletas imbatíveis na briga por medalha em sua segunda participação nos Jogos

Vanderson Chaves promete brigar por medalhas. Foto: Ale Cabral/CPB

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Vanderson Chaves está na véspera de disputar a sua segunda Paralimpíada. O esgrimista embarca para Tóquio, no Japão, na próxima segunda-feira (16), e se vê mais preparado para estes Jogos Paralímpicos do que os do Rio de Janeiro, em 2016, quando conseguiu a vaga por conta da exclusão dos russos. A confiança está em alta: ele garante não ver adversários impossíveis na briga por pódio.

“Não tem nenhum atleta que é sobrenatural, que não tem como derrotar. Eu vejo mais como algo interno, eu comigo mesmo, de acreditar no meu potencial. Acredito que eu esteja mais preparado nesta Paralimpíada do que a do Rio”, analisou.

O gaúcho está junto com a equipe paralímpica de esgrima finalizando os treinos para Tóquio 2020 no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). O período de treinos teve o investimento e organização da Confederação Brasileira de Esgrima, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sendo o segundo em menos de um mês nesta reta final para os Jogos.

Os atletas já estão inclusive se preparando para a drástica mudança de fuso. Todos os dias, acordam uma hora mais tarde e fazem todas as atividades também mais tarde. A expectativa de todos é grande. Chaves admite que está tentando segurar a ansiedade para o evento.

“Estamos finalizando os preparos. A gente vai ficando angustiado, porque está chegando a hora, estamos na reta final. Procuramos ficar focados o máximo possível. Não tem muito o que fazer mais, só lapidar um pouco o que falta e seguir com foco”, disse o esgrimista.

Chaves foi afetado pela pandemia assim como a maioria dos atletas. Não houve como manter ritmo de treinos e competições desde o início. Porém, para ele, a pandemia ajudou a aumentar o seu nível de concentração para os Jogos Paralímpicos.

“A pandemia me prejudicou, assim como afetou a todos os atletas, mas, no meu caso, colaborou para eu conseguir ficar mais focado como atleta, no que eu quero, nos meus objetivos. Ela serviu para deixar claro para mim o que eu realmente queria. É óbvio que eu queria treinar com outros atletas e competir, mas serviu para eu me fortalecer psicologicamente”, avaliou.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support