Skip to main content

Iniciativa é da árbitra e treinadora Carolina Anzolin, em parceria com o Instituto Sírius e com o clube ADC Embraer, onde acontecem as aulas

Carolina Anzolin e os alunos na ADC Embraer.

11 de junho de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

O Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, recebeu sua primeira escola de esgrima. Situado no clube ADC Embraer, em São José dos Campos, o projeto é realizado em parceria com o Instituto Sírius e a treinadora e árbitra Carolina Anzolin. A expectativa é grande: levar a espada, o sabre e o florete a crianças e jovens e ajudar a popularizar o esporte.

A ideia surgiu ainda em 2019, quando uma aluna da Escola de Esgrima Abel Melián, em São Paulo, sugeriu que um novo polo fosse criado em São José dos Campos. Moradora da cidade, ela fazia, todos os sábados, o trajeto até a capital paulista para treinar. “Ela perguntou se a gente daria aulas em sua cidade se ela conseguisse um espaço. Dissemos que sim e começamos a conversar”, conta Carolina Anzolin. Os planos, porém, encontraram obstáculos e demoraram um pouco para se tornarem realidade.

“Após o relaxamento das restrições por conta da pandemia, entrei em contato com os oficiais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos. William Magalhães, fundador do Instituto Sírius, ficou interessado em ajudar a levar a esgrima para a cidade e seguiu em contato com o clube ADC Embraer. Conversamos e conseguimos colocar em prática”, lembra Carolina.

Com os treinamentos iniciados na última semana, já são dez alunos na escola de esgrima que funciona na ADC Embraer. Desses, cinco são crianças e a outra metade é composta por adolescentes e adultos. Para a árbitra e treinadora, o principal desafio neste momento é fazer com que as pessoas saibam da novidade. “Uma das maiores dificuldades é ficar conhecido na região, é mais difícil ainda divulgar na pandemia. Além das dificuldades naturais de toda a sala de esgrima, como ter os materiais e montar a infraestrutura”, destaca.

A principal meta da iniciativa, porém, já foi traçada: “Nosso objetivo é popularizar a esgrima no Vale do Paraíba: São José dos Campos, Jacareí e toda a região. Qualquer um pode se inscrever nas aulas e pode se tornar membro da escolinha de esgrima. E a meta é também colocar a criançada para jogar os circuitos nacionais e, quem sabe, levar umas medalhas para a região”, finaliza Carolina Anzolin.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support