Skip to main content

Trio de esgrimistas brasileiros brilha na Colômbia e coleciona medalhas de ouro no segundo dia do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil

Ela sabe flutuar? Carolina Brecheret é levantada pelos colegas da delegação brasileira após o título. Foto: Bruna Chierighini.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Uma noite dourada para a esgrima brasileira. Nesta quarta-feira (13), segundo dia de disputas do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima, em Ibagué, na Colômbia, o Brasil faturou metade das medalhas de ouro. Foram três ao todo: Carolina Brecheret e Lorenzo Mion, ambos no florete, e Matheus Becker, no sabre.

O país também conquistou mais quatro medalhas de bronze no segundo dia de disputas: Gabriella Vianna (florete feminino), Isabela Cunha (sabre feminino), Laura Correia (espada feminino) e Nick Wu (espada masculino) subiram ao pódio. Com isso, a esgrima brasileira já soma 15 medalhas na Colômbia: quatro ouros, três pratas e oito bronzes, em segundo lugar no quadro geral, atrás dos donos da casa.

Carolina Brecheret, atleta do Paulistano, foi a primeira a conquistar o título nesta quarta-feira. Ela não fez a melhor campanha na fase de pules, saindo apenas em quarto lugar. Mas foi irretocável nas eliminatórias, com direito a uma vitória na semifinal sobre a brasileira Gabriella Vianna, até então a melhor na competição. Na decisão, contra a chilena Rafaela Santibañez, Carolina foi absoluta na pista: 15 a 2. Depois, foi jogada para o alto na comemoração dos brasileiros.

O segundo a conquistar o ouro – e a ser levantado pelos colegas brasileiros – foi Lorenzo Mion (E.C. Pinheiros), uma das principais revelações do florete masculino do país. Ele fez uma campanha irretocável na primeira fase, vencendo todos os duelos e saindo com a melhor campanha. Além dele, o Brasil teve Rafael Tomino como o segundo melhor nas pules e André Mura em quarto. Tomino parou nas quartas de final e Mura no quadro de 16.

Já Mion seguiu sua trajetória de vitórias nas eliminatórias até a decisão, quando bateu o colombiano Alejandro Bolaños Camacho, por 15 a 5, garantindo presença no lugar mais nobre do pódio.

O terceiro a comemorar o título sul-americano foi Matheus Becker, também do Pinheiros. E fez uma campanha igualmente avassaladora. Na pule, sofreu apenas quatro toques em quatro duelos disputados. Nas eliminatórias, manteve o ritmo até a final, contra o atleta da casa Manuel Cruz Garrote, por 15 a 6.

O Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil segue nesta quinta-feira, em Ibagué, com as disputas da categoria juvenil. Da mesma forma como ocorreu nos dois primeiros dias, o florete joga às 11h (de Brasília), a espada às 14h e o sabre às 17h. As finais de todas as armas serão realizadas a partir de 19h.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support