Brasil subiu ao pódio oito vezes no terceiro dia de disputas do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil e encostou na Colômbia no quadro geral de medalhas

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE
O floretista Lorenzo Mion, do Esporte Clube Pinheiros, foi o grande destaque entre os brasileiros no terceiro dia do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima, em Ibagué, na Colômbia. Ele conquistou o seu segundo título continental nesta quinta-feira (14), ao vencer a disputa no juvenil. No dia anterior, Mion já havia faturado a medalha de ouro na categoria cadete.
Mion vem mostrando ser uma das principais esperanças da nova geração da esgrima brasileira. Além dos títulos sul-americanos juvenil e cadete, conquistados em sequência, ele subiu ao pódio na disputa do Campeonato Brasileiro Adulto, no último domingo, em Porto Alegre, quando ficou com a medalha de bronze. No dia seguinte, viajou mais de 4.500 quilômetros para entrar em ação dois dias depois e brilhar novamente.
Depois de ter saído em quarto lugar na fase de pules, Mion foi superando os obstáculos nas eliminatórias, até eliminar o brasileiro Paulo Morais (melhor campanha do torneio até ali), na semifinal, e superar o chileno Leopoldo Alarcon, na decisão do título, por 15 a 13.
No florete feminino, as brasileiras tiveram presença maciça entre as primeiras colocadas, como em nenhuma outra categoria. Gabriella Vianna e Laura Papaiano só caíram nas quartas de final. E as duas outras representantes do país, Carolina Brecheret e Rafaella Gomes, conquistaram prata e bronze, respectivamente, sendo eliminadas pela mesma adversária, a venezuelana Anabella Acurero Gonzalez.
A disputa do sabre feminino também teve duas brasileiras conquistando medalhas. Luana Pekelman e Pietra Chierighini repetiram o duelo já comum nas competições nacionais, desta vez na semifinal do Sul-Americano. Luana venceu, por 15 a 10, mas caiu na decisão, para a colombiana Jessica Liñares, com 15 a 8 no placar.
Fábio Salles foi mais um que passou bem perto da medalha de ouro. No sabre masculino, ele foi superado na decisão pelo venezuelano Hender Medina, por 15 a 13. Na prova masculina de espada, mais uma medalha brasileira. Pedro Petrich ficou com o bronze, caindo na semifinal para o chileno Joaquin Bustos, por 15 a 10.
Brasil encosta na Colômbia
O bom desempenho dos esgrimistas no juvenil representou um salto do Brasil no quadro de medalhas. Foram oito ao todo neste terceiro dia, somando o ouro de Lorenzo Mion com as pratas de Carolina Brecheret, Fábio Salles e Luana Pekelman, além dos bronzes de Paulo Morais, Pedro Petrich, Pietra Chierighini e Rafaella Gomes. A diferença que era de seis medalhas para os donos da casa caiu para apenas duas: 25 a 23.
O quarto dia de Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil terá as disputas de estafetas começando às 11h (de Brasília). De tarde, será a vez dos duelos de equipes juvenis na espada masculino (13h) e florete feminino (16h).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima