Skip to main content

Brasil subiu ao pódio oito vezes no terceiro dia de disputas do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil e encostou na Colômbia no quadro geral de medalhas

Os brasileiros Lorenzo Mion (ouro) e Paulo Morais (bronze), no pódio do florete masculino. Foto: Ricardo Ferrazzi.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O floretista Lorenzo Mion, do Esporte Clube Pinheiros, foi o grande destaque entre os brasileiros no terceiro dia do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima, em Ibagué, na Colômbia. Ele conquistou o seu segundo título continental nesta quinta-feira (14), ao vencer a disputa no juvenil. No dia anterior, Mion já havia faturado a medalha de ouro na categoria cadete.

Mion vem mostrando ser uma das principais esperanças da nova geração da esgrima brasileira. Além dos títulos sul-americanos juvenil e cadete, conquistados em sequência, ele subiu ao pódio na disputa do Campeonato Brasileiro Adulto, no último domingo, em Porto Alegre, quando ficou com a medalha de bronze. No dia seguinte, viajou mais de 4.500 quilômetros para entrar em ação dois dias depois e brilhar novamente.

Depois de ter saído em quarto lugar na fase de pules, Mion foi superando os obstáculos nas eliminatórias, até eliminar o brasileiro Paulo Morais (melhor campanha do torneio até ali), na semifinal, e superar o chileno Leopoldo Alarcon, na decisão do título, por 15 a 13.

No florete feminino, as brasileiras tiveram presença maciça entre as primeiras colocadas, como em nenhuma outra categoria. Gabriella Vianna e Laura Papaiano só caíram nas quartas de final. E as duas outras representantes do país, Carolina Brecheret e Rafaella Gomes, conquistaram prata e bronze, respectivamente, sendo eliminadas pela mesma adversária, a venezuelana Anabella Acurero Gonzalez.

A disputa do sabre feminino também teve duas brasileiras conquistando medalhas. Luana Pekelman e Pietra Chierighini repetiram o duelo já comum nas competições nacionais, desta vez na semifinal do Sul-Americano. Luana venceu, por 15 a 10, mas caiu na decisão, para a colombiana Jessica Liñares, com 15 a 8 no placar.

Fábio Salles foi mais um que passou bem perto da medalha de ouro. No sabre masculino, ele foi superado na decisão pelo venezuelano Hender Medina, por 15 a 13. Na prova masculina de espada, mais uma medalha brasileira. Pedro Petrich ficou com o bronze, caindo na semifinal para o chileno Joaquin Bustos, por 15 a 10.

Brasil encosta na Colômbia

O bom desempenho dos esgrimistas no juvenil representou um salto do Brasil no quadro de medalhas. Foram oito ao todo neste terceiro dia, somando o ouro de Lorenzo Mion com as pratas de Carolina Brecheret, Fábio Salles e Luana Pekelman, além dos bronzes de Paulo Morais, Pedro Petrich, Pietra Chierighini e Rafaella Gomes. A diferença que era de seis medalhas para os donos da casa caiu para apenas duas: 25 a 23.

O quarto dia de Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil terá as disputas de estafetas começando às 11h (de Brasília). De tarde, será a vez dos duelos de equipes juvenis na espada masculino (13h) e florete feminino (16h).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support