Skip to main content

Iniciativa será 100% virtual e todos os esgrimistas que já realizaram ao menos uma aula do esporte, remota ou presencial, estão convidados a participarem

06 de maio de 2021.

Por: Lucas Pinto – Fato&Ação Comunicação

O Instituto Touché, em parceria com a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), o Projeto Esgrima Para Todos, com o apoio da Federação Paulista de Esgrima (FPE) e da Epeelicano, está organizando o Torneio Brasileiro Online de Esgrima. A competição tem o objetivo de engajar e integrar os esgrimistas brasileiros, oferecendo um pouco da experiência competitiva neste momento de pandemia da Covid-19. Com realização 100% virtual, a competição convoca crianças e adolescentes de até 13 anos e vai utilizar as redes sociais para que as disputas aconteçam.

Todos os esgrimistas que já realizaram ao menos uma aula do esporte, remota ou presencial, estão convidados a participarem. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 8 de maio, pelo formulário do evento (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeLnFTRHre2nzF5y28JCPkduPfWx2hzO2U2A_ex3GEujsgw0Q/viewform). O torneio terá início no dia 10 de maio e os duelos iniciais serão sorteados. Em seguida, será divulgada a tabela de combates, com data e horário.

Cada duelo contará com a disputa de dois esgrimistas. O que possuir mais votos conseguirá a vaga na etapa seguinte. Para que a votação seja realizada, será postado, nos Stories do perfil do Projeto Esgrima Para Todos e do Instituto Touché no Instagram, a foto dos participantes que estiverem duelando. A contagem de votos será realizada às 22h de cada dia. Os alunos que perderem seus combates iniciais terão uma segunda chance em uma repescagem até que sejam definidos oito finalistas. Eles se enfrentarão em seguida, em eliminatórias.

O ex-atleta olímpico Fernando Scavasin, do Instituto Touché, comemorou a parceria com a CBE no Torneio Brasileiro Online de Esgrima. Segundo ele, isso “só concretiza algo que já estava sendo construído”. “Já levantamos o projeto de resgate da história, da memória da esgrima brasileira, que lançamos há cerca de um ano com resultados incríveis. Levantamento de dados, da história de esgrimistas, de informações relevantes, publicações científicas. Também oferecemos três cursos com apoio da CBE. No último, formamos 18 professoras de esgrima, o que é mais do que o esporte possui de professoras atuando. É outro item com bastante potência”, contou.

Ele comemora a realização do torneio, que “tem o objetivo de reaquecer esse espírito competitivo para as pessoas, trazê-las para dentro do mundo da esgrima”. “A competição tem o foco na guarda, que é a posição básica da esgrima. A importância de estar na posição certa no jogo”, explicou Scavasin.

“Tem também o quanto a gente consegue trazer das instituições e das escolas para dentro deste universo, o que é importante. A gente está avançando com as inscrições e com instituições que não tinham a esgrima. É um torneio que visa trazer mais pessoas, de mais instituições e de formas diferentes para dentro da esgrima. De modo geral, esta parceria da CBE vem para fortalecer algo que vinha sendo construído nos últimos anos”, completou Scavasin.

Confira os prêmios para os primeiros colocados do Torneio Brasileiro Online de Esgrima:

O Campeão receberá:

– Uma Máscara de Esgrima Premium – Wuxi – 350N de florete ou espada.

– Um agasalho oficial (calça e jaqueta) da Equipe Brasileira de Esgrima

– 1 camiseta do Instituto Touché e 1 camiseta do Projeto Esgrima para Todos

Os segundos e terceiros lugares receberão:

– 1 camiseta do Instituto Touché, 1 camiseta do Projeto Esgrima para Todos e voucher para a compra de materiais no valor de R$ 100 com a Epeelicano

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support