Skip to main content

Dando continuidade à corrida olímpica, competições reúnem a nata da modalidade em pistas mineiras

Bia Bulcão e Mariana Pistoia prometem duelo acirrado em Belo Horizonte. Foto: Juan Borges.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A partir desta quinta-feira (25), Belo Horizonte-MG se tornará temporariamente a capital brasileira da esgrima até domingo (28), com as disputas do Torneio Nacional, do Circuito Jovem e do Campeonato de Veteranos, competições oficiais promovidas pela Confederação Brasileira de Esgrima. Promessa de duelos emocionantes para o público mineiro nas pistas do CEFET, sede dos eventos.

A cereja do bolo das competições será o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, que reunirá os melhores esgrimistas do Brasil, nas três armas, e faz parte da corrida olímpica visando os Jogos de Paris 2024. Após etapas realizadas em Curitiba-PR e no Rio de Janeiro, o torneio conta pontos preciosos para o ranking nacional na luta por vaga – por arma e gênero – na competição pré-olímpica no próximo ano.

A 3ª etapa do Torneio Nacional terá início sexta-feira (26), com a disputa da espada feminino e do florete masculino. No dia seguinte, é a vez da espada masculino e do sabre feminino. Fechando a competição, domingo (28), vão às pistas o sabre masculino e o florete feminino.

Alguns dos grandes destaques de nossa esgrima estarão presentes na luta por pontos no ranking e pelo sonho olímpico. Atletas bem ranqueados e também integrantes de Seleção Brasileira. Na espada feminino, destaque para Victoria Vizeu (Paulistano-SP) e Amanda Netto Simeão (Curitibano-PR); no masculino, o grande favorito é Alexandre Camargo, atleta da AMK-PR, campeão das etapas curitibana e carioca na atual temporada.

No sabre, vale destacar os irmãos Bruno e Luana Pekelman (Pinheiros-SP), além de três atletas do Paulistano: Henrique Garrigós, Karina Trois e Pietra Chierighini. Já no florete, há expectativa pela participação das líderes do ranking nacional Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS) e Bia Bulcão (Pinheiros), no feminino; e de Henrique Marques (Pinheiros) contra talentos da base, como Paulo Morais e Lorenzo Mion (ambos do Pinheiros) e Ricardo Pacheco (Paulistano), no masculino.

Após a disputa na capital mineira, a próxima etapa do Torneio Nacional será em São Paulo (SP), de 18 a 20 de agosto. Fecha a temporada o Campeonato Brasileiro Interclubes, agendado para Porto Alegre (RS), entre os dias 12 a 15 de outubro.

Circuito Jovem

Quem abre os trabalhos nas pistas do CEFET-MG, nesta quinta-feira (25), é o Circuito Jovem, com a disputa da 5ª etapa da temporada. No sub-20, masculino e feminino, os duelos serão no florete e no sabre. Sábado, também nos dois naipes, entram nas pistas os atletas sub-17 da espada e do sabre.

Veteranos

Outra atração em Belo Horizonte será a 2ª etapa de Veteranos. Nesta quinta (25), estão previstas as competições de espada masculino (Veteranos 1, 2 e Pré-Veterano). No sábado (27), nas mesmas categorias, a vez do sabre feminino.

A classificação olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Por méritos técnicos, a Confederação Brasileira de Esgrima decidiu que, mesmo que não conquistem a vaga pelo ranking mundial ou por equipes, Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen serão os representantes do país nas disputas dos Pré-Olímpicos de florete masculino e espada feminino, respectivamente.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support