Dando continuidade à corrida olímpica, competições reúnem a nata da modalidade em pistas mineiras

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
A partir desta quinta-feira (25), Belo Horizonte-MG se tornará temporariamente a capital brasileira da esgrima até domingo (28), com as disputas do Torneio Nacional, do Circuito Jovem e do Campeonato de Veteranos, competições oficiais promovidas pela Confederação Brasileira de Esgrima. Promessa de duelos emocionantes para o público mineiro nas pistas do CEFET, sede dos eventos.
A cereja do bolo das competições será o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, que reunirá os melhores esgrimistas do Brasil, nas três armas, e faz parte da corrida olímpica visando os Jogos de Paris 2024. Após etapas realizadas em Curitiba-PR e no Rio de Janeiro, o torneio conta pontos preciosos para o ranking nacional na luta por vaga – por arma e gênero – na competição pré-olímpica no próximo ano.
A 3ª etapa do Torneio Nacional terá início sexta-feira (26), com a disputa da espada feminino e do florete masculino. No dia seguinte, é a vez da espada masculino e do sabre feminino. Fechando a competição, domingo (28), vão às pistas o sabre masculino e o florete feminino.
Alguns dos grandes destaques de nossa esgrima estarão presentes na luta por pontos no ranking e pelo sonho olímpico. Atletas bem ranqueados e também integrantes de Seleção Brasileira. Na espada feminino, destaque para Victoria Vizeu (Paulistano-SP) e Amanda Netto Simeão (Curitibano-PR); no masculino, o grande favorito é Alexandre Camargo, atleta da AMK-PR, campeão das etapas curitibana e carioca na atual temporada.
No sabre, vale destacar os irmãos Bruno e Luana Pekelman (Pinheiros-SP), além de três atletas do Paulistano: Henrique Garrigós, Karina Trois e Pietra Chierighini. Já no florete, há expectativa pela participação das líderes do ranking nacional Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União-RS) e Bia Bulcão (Pinheiros), no feminino; e de Henrique Marques (Pinheiros) contra talentos da base, como Paulo Morais e Lorenzo Mion (ambos do Pinheiros) e Ricardo Pacheco (Paulistano), no masculino.
Após a disputa na capital mineira, a próxima etapa do Torneio Nacional será em São Paulo (SP), de 18 a 20 de agosto. Fecha a temporada o Campeonato Brasileiro Interclubes, agendado para Porto Alegre (RS), entre os dias 12 a 15 de outubro.
Circuito Jovem
Quem abre os trabalhos nas pistas do CEFET-MG, nesta quinta-feira (25), é o Circuito Jovem, com a disputa da 5ª etapa da temporada. No sub-20, masculino e feminino, os duelos serão no florete e no sabre. Sábado, também nos dois naipes, entram nas pistas os atletas sub-17 da espada e do sabre.
Veteranos
Outra atração em Belo Horizonte será a 2ª etapa de Veteranos. Nesta quinta (25), estão previstas as competições de espada masculino (Veteranos 1, 2 e Pré-Veterano). No sábado (27), nas mesmas categorias, a vez do sabre feminino.
A classificação olímpica
No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente.
Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.
Por méritos técnicos, a Confederação Brasileira de Esgrima decidiu que, mesmo que não conquistem a vaga pelo ranking mundial ou por equipes, Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen serão os representantes do país nas disputas dos Pré-Olímpicos de florete masculino e espada feminino, respectivamente.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com
fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com
CBE nas mídias sociais!
FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima
TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima
INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima
YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima