Skip to main content

Espadista terminou em quinto lugar na prova nos Emirados Árabes, foi a melhor atleta das Américas e segue na liderança da corrida olímpica no continente

Nathalie Moellhausen fez boa prova nos Emirados Árabes. Foto de Arquivo: Eva Pavia #BizziTeam

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Nathalie Moellhausen novamente figurou entre as primeiras colocadas em uma competição internacional. Neste sábado (20), em Fujairah, nos Emirados Árabes, ela caiu no quadro de 8 da Copa do Mundo de Espada, para a húngara Anna Kum, por 15 a 10, terminando em quinto lugar na classificação geral e deixando a medalha escapar por muito pouco.

Esta foi a quarta vez que Nathalie Moellhausen se colocou no Top 5 em cinco torneios disputados em 2023. Anteriormente, ela venceu os Grand Prix de Doha, no Catar, e Barcelona, na Espanha, e ficou em terceiro no Grand Prix de Cali, na Colômbia.

O quinto lugar é bastante importante, pois ela foi, novamente, a melhor atleta das Américas na prova. Com isso, ela lidera o ranking olímpico da espada entre as mulheres no continente. A canadense Ruien Xiao, segunda melhor das Américas, ficou em sétimo lugar, mesma posição que conquistou em Cali, na abertura da corrida olímpica para os Jogos de Paris 2024.

Nathalie iniciou sua participação no quadro de 64, já que é a sexta colocada do ranking mundial e não precisa passar pelas pules e quadros eliminatórios. Seu primeiro desafio foi diante da alemã Lara Goldman, quando venceu por 15 a 10. Na etapa seguinte, enfrentou a italiana Giulia Rizzi, número 24 do mundo, vencendo por apertados 10 a 9.

No quadro de 16, o desafio foi contra a honconguesa Kaylin Hsieh, uma surpresa entre as favoritas da prova. Um jogo duro, onde nenhuma das atletas conseguiu mais do que um ponto de diferença no placar até o penúltimo ponto, com ambas abusando dos toques duplos. No final, com diferença a favor da brasileira, a asiática ainda tentou um ponto no desespero, mas sofreu novo toque e perdeu por 13 a 11.

No quadro de 8, jogo que definiria a medalhista, Nathalie encarou a húngara Anna Kun, quarta melhor atleta do mundo na atualidade. Começou muito bem e chegou a abrir 7 a 4 no placar. Porém, sofreu a virada e viu a adversária controlar o jogo, abrindo 15 a 10.

Demais se despedem

O sábado teve ainda a disputa do Grand Prix de Florete, em Xangai, na China. Guilherme Toldo, único representante brasileiro, caiu no primeiro quadro eliminatório, ficando em 103° lugar. Na sexta, Bia Bulcão e Mariana Pistoia ficaram nas pules na competição feminina.

Na Copa do Mundo de Espada Masculino, em Istambul, na Turquia, os três representantes do Brasil se despediram na sexta-feira. Alexandre Camargo caiu no primeiro quadro eliminatório, enquanto Leandro Seini e Fabrizio Lazzarotto foram eliminados nas pules.

A classificação olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Por méritos técnicos, a Confederação Brasileira de Esgrima decidiu que, mesmo que não conquistem a vaga pelo ranking mundial ou por equipes, Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen serão os representantes do país nas disputas dos Pré-Olímpicos de florete masculino e espada feminino, respectivamente.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support