Skip to main content

Competição acontece no Colégio Naval e terá participação de destaques, como os medalhistas brasileiros no Pan de Esgrima

Sabrista Bruno Pekelman foi campeão de todos torneios nacionais em 2022. Foto: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Mais um desafio nacional está prestes a começar e, desta vez, o palco é a Cidade Maravilhosa. O 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE movimenta a esgrima brasileira a partir desta quinta-feira (23), data em que a Escola Naval do Rio de Janeiro cederá espaço para os torneios individuais e por equipes das três armas – espada, florete e sabre.

Ao todo, a competição recebeu 219 inscrições para as disputas individuais, sendo a espada masculina a categoria com maior número de participantes (73 espadistas). Nas competições coletivas, o evento em solo carioca totalizou 49 equipes inscritas.

Dentre os esgrimistas confirmados para o campeonato no Rio de Janeiro, o destaque fica com a presença de sete medalhistas do Campeonato Pan-Americano, que aconteceu em Assunção, no Paraguai, no início do mês.

Na ocasião, o Brasil terminou o torneio continental com duas medalhas de bronze por equipes, uma no sabre feminino e outra no florete masculino. Dos oito brasileiros responsáveis pelos pódios do país, sete estarão nas pistas do Colégio Naval.

Os floretistas Henrique Marques, Heitor Shimbo e Paulo Morais (todos atletas do Esporte Clube Pinheiros-SP) e as sabristas Karina Trois, Pietra Chierighini, Luiza Lee (as três do Club Athetico Paulistano-SP) e Luana Pekelman (Pinheiros) vão empolgados para o Torneio CBE 95 anos após terem alcançado as terceiras colocações no Paraguai.

Um dos medalhistas de bronze no florete do Pan de Esgrima, Marques enalteceu a conquista na capital paraguaia e relatou que um bom resultado internacional sempre motiva para os desafios seguintes.

“É sempre bom voltar de uma competição internacional com um resultado positivo, isso, com certeza, dá um ânimo extra para seguir nos treinos e nos próximos compromissos. Vou confiante, vou em busca do resultado e quero ir atrás do primeiro lugar no Rio de Janeiro”, disse o atleta, que conseguiu dois vice-campeonatos nos dois últimos campeonatos nacionais mesmo retornando de lesão.

Outra atração é Victoria Vizeu. A atleta do Paulistano é a número 4 no ranking da espada feminina e vem ganhando projeção nacional e internacional. A esgrimista de 18 anos, por exemplo, foi a escolhida dentre todos os atletas da modalidade (de 17 a 24 anos) para participar do Conexão Santiago, do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O objetivo do programa é auxiliar esportistas promissores com suporte para treinos físicos e técnicos com o intuito de facilitar a transição da categoria juvenil para a principal. A iniciativa visa a participação dos atletas nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago do Chile, e nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

No sabre masculino, Bruno Pekelman não sabe o que é perder uma competição nacional em 2022. Esgrimista do Pinheiros, ele foi o grande campeão da Copa Porto Alegre 250 anos (com direito a uma virada espetacular na final) e ficou com o ouro no 1º Torneio Adulto – 95 anos CBE, que aconteceu em Contagem-MG, em maio.

Para descobrir se os medalhistas do Pan repetirão a boa campanha no Rio de Janeiro, se Victoria Vizeu conseguirá um título entre os adultos e se Bruno Pekelman vai manter a sequência de títulos nacionais, basta acompanhar todos os canais da Confederação Brasileira de Esgrima – CBE nos próximos dias que traremos todos os detalhes do 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support