Skip to main content

Atletas foram brilhantes nas fases eliminatórias da espada feminina e do sabre masculino respectivamente; evento está sendo realizado no Rio de Janeiro

Amanda Netto Simeão e Fabio Salles inauguraram o lugar mais alto do pódio no Rio de Janeiro. Fotos: Rosele Sanchotene

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Os primeiros campeões do 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE foram conhecidos nesta quinta-feira (23). O evento, que está acontecendo na Escola Naval do Rio de Janeiro, teve a disputa da espada feminina e do sabre masculino, em que Amanda Netto Simeão e Fabio Salles foram condecorados com a medalha de ouro nesta quinta-feira (23).

Amanda Simeão não poderia estar mais feliz. A espadista foi a primeira a subir no lugar mais alto do pódio na Cidade Maravilhosa e desempenhando uma esgrima de alto nível.

Na pule, a atleta do Clube Curitibano-PR venceu quatro das cinco partidas que teve de cumprir. Na sequência, Amanda foi simplesmente arrasadora e triunfou em quase todos os jogos por uma grande margem. Classificada diretamente para o quadro de 32 por estar de bye, ela encarou Janaina Andreazi (Escola de Esgrima Abel Melian-SP) e aplicou 15 a 0 na oponente.

A seguir, Amanda enfrentou a russa Ekaterina Khomogorova, do Corinthians Betancourt-SP, e foi nesta partida que venceu com uma diferença mais próxima: 15 a 10. A partir daí, foram só jogos com vantagem de dez toques para cima. Primeiro, ela passou por Fernanda Camargo (Academia Mestre Kato-PR) por 15 a 4 no quadro de 8.

Na semifinal, o compromisso foi diante de Marcela Silva, do Esporte Clube Pinheiros-SP, e a vitória foi por uma larga diferença (15 a 2). A grande decisão foi a mesma da última final da primeira edição do Torneio Adulto – 95 anos CBE em Contagem-MG, Amanda Netto Simeão e Victória Vizeu (Club Athletico Paulistano-SP).

E o novo capítulo desse encontro de gerações (Amanda tem 28 e Victória, 18 anos) terminou da mesma forma: triunfo da atleta do Clube Curitibano e mais um título nacional para ela.

“Estou sem palavras, estou extremamente contente com o meu resultado, satisfeita. Eu acho que o meu mental está muito forte, eu estou jogando leve, sem pressão nenhuma e conseguindo impor o que eu quero fazer. Deu muito certo. Não tem como eu estar mais feliz do que estou agora nesta cidade maravilhosa”, comemorou a espadista, que passou por Victória Vizeu por 15 a 5 na final.

Quem também fez uma competição brilhante no Rio de Janeiro foi Fabio Salles no sabre masculino. O esgrimista do Paulistano passou por quase todos os componentes da Seleção Brasileira para ficar com o ouro do evento.

Na pule, assim como Amanda na espada, ele triunfou em quatro das cinco oportunidades em que foi à pista. No quadro de 32, o atleta bateu Leônidas Furtado, do Barroca Tênis Clube-MG, por 15 a 4. Na sequência, foi a vez de Arthur Chahda (Sala São Jorge de Esgrima-SP) ser superado por Salles: 15 a 6.

Depois, Fabio só encontrou parceiros de Seleção no caminho. O quadro de 8 foi contra o sabrista do Pinheiros, Enrico Pezzi, em que Salles venceu por 15 a 13. Posteriormente, na semi, foi a vez de Bruno Pekelman (Pinheiros) – que não sabia o que era perder um título nacional em 2022 – ser batido por 15 a 10.

Na grande final, Salles encarou um colega de equipe, Henrique Garrigós. O duelo foi parelho, mas Fabio foi muito bem e conseguiu mais uma vitória para ficar com o campeonato: 15 a 12 diante do parceiro de Paulistano.

“Eu acabei enfrentando a Seleção inteira, nunca é bom isso, mas estou feliz de ter conseguido passar por esse quadro. Eu acho que, de certa forma, isso me dá motivação de seguir, uma vez que ao passar por adversários tão difíceis você quer ir até o final”, analisou Salles sobre o complicado caminho que teve rumo ao título.

O 2º Torneio Adulto – 95 anos CBE volta a movimentar a Escola Naval do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (24), data em que acontecem as disputas individuais do florete masculino e sabre feminino e por equipes da espada feminina e do sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support