Skip to main content

Coordenador da paraesgrima da CBE vê atletas com potencial e possibilidade de crescimento ainda maior nos próximos anos

Medalhistas da paraesgrima no Torneio Aberto do Nordeste.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A Região Nordeste entrou no calendário da paraesgrima nacional. No sábado e no domingo (20 e 21) foi realizado o Torneio Aberto do Nordeste, no Parque Shopping, em Maceió, capital alagoana. O sucesso da competição, que teve palestra de abertura ministrada pelo medalhista paralímpico Jovane Guissone, abre boas perspectivas para a Região.

O início das ações da paraesgrima no Nordeste ocorreu em dezembro, quando foi realizado o curso de formação de treinadores. Segundo Ivan Scvhwantes, coordenador de paraesgrima da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), o torneio revelou inclusive alguns bons talentos para a modalidade nos próximos anos.

“Foi a segunda ação após o curso. Percebemos que o pessoal está animado. Quatro equipes participaram, uma delas com nove atletas. E a gente percebe que o curso deu resultado. O pessoal está treinando e a gente já detectou atletas com potencial. Os finalistas foram muito bem, são atletas muito jovens. O resultado foi muito positivo. Foram duas ações pontuais, mas que deram um resultado acima do esperado em pouco tempo”, disse Schwantes, empolgado.

A Associação Atlética Anthares, de Maceió, foi a grande campeã geral do torneio, com 42 pontos, seguida do Santa Cruz (PE), com 35, e do Centro Integrado de Esporte Paratleta (SE), com 14. Marcelo Gualberto, que comanda a paraesgrima no Anthares, ressalta que os seus atletas são muito jovens e que há possibilidade de um crescimento ainda maior.

“Para um curto espaço de tempo, já conseguimos fazer o que muitos outros estados ainda não conseguiram em muitos anos. Com apenas dez meses de treinamento, já conseguimos fazer um Torneio Aberto. Esse título veio coroar o trabalho que estamos desenvolvendo de maneira séria e compromissada com a modalidade. Tenho certeza que, em um futuro bem próximo, teremos representação no alto rendimento, chegando a uma Seleção Brasileira”, explicou Gualberto, lembrando que a equipe tem mais mulheres do que homens – seis atletas no feminino e dois no masculino.

Confira os medalhistas do Torneio Aberto do Nordeste:

Espada masculino A

  • Ouro – Maxwell Santos (A.A.Anthares-AL)
  • Prata – José Wilton Santos (CIEP)
  • Bronzes – Gilson dos Santos (Santa Cruz-PE) e Matheus Souza (Santa Cruz-PE)

Espada Feminino A

  • Ouro – Milane Gomes (Santa Cruz-PE)
  • Prata – Rafaella Corrêa (CIEP)
  • Bronzes – Maria Victoria Barbosa (A.A.Anthares-AL) e Terezinha Conceição (A.A.Anthares-AL)

Espada Feminino B

  • Ouro – Taise Silva (A.A.Anthares-AL)
  • Prata – Ana Clara Wanderley (A.A.Anthares-AL)
  • Bronzes – Maria José dois Santos  (A.A.Anthares-AL), Eliane Raimundo (Santa Cruz-PE)

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima 

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support