Títulos nas três armas: Jovane Guissone, Mônica Santos e Rayssa Veras gabaritam as provas individuais na Copa Brasil de Paraesgrima

Jovane Guissone (dir.) venceu na espada. Foto: Rosele Sanchotene.

 

Após conquistarem dois ouros na véspera, atletas da Seleção Brasileira voltaram a brilhar neste sábado; Kevin Damasceno também se destaca e fatura dois títulos em Campinas

 

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No terceiro dia de competições envolvendo o Campeonato Brasileiro de Veteranos, Copa Brasil de Paraesgrima e Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15, na Faculdade de Educação Física da Unicamp, em Campinas (SP), os três atletas que brilharam na véspera voltaram a se destacar na paraesgrima. Jovane Guissone (Paulistano-SP), Mônica Santos (Grêmio Naútico União-RS) e Rayssa Veras (Paulistano-SP) gabaritaram as provas individuais e conquistaram o terceiro ouro consecutivo, fechando a disputa de paraesgrima com títulos nas três armas.

Na sua arma de preferência, a espada B, Jovane Guissone foi absoluto novamente. Sem perder uma competição nacional há mais de uma década, ele voltou a ocupar o lugar mais nobre do pódio ao bater Renato Santana (API Nauru-SP) na decisão do título, por 15 a 5. As medalhas de bronze desta prova ficaram com Rafael Tassone (API Nauru-SP) e Izaias Monteiro (ADFP-PR`).

Mônica Santos foi outra que teve um final de semana perfeito. Mais uma vez, superou Rudineia Manica (ADFP-PR) na final, desta vez no florete B, por 15 a 2. O pódio foi idêntico ao da disputa da espada B, na véspera, com Maria Ivanilda Santos (Adesul-CE) e Ana Clara Lemos (Anthares-AL) como medalhistas de bronze.

Rayssa Veras fechou o trio que faturou três ouros na Copa Brasil de Paraesgrima. Na prova de florete A, desta vez sua adversária da final foi Fabiana Soares (S.C.Magnólia-RJ), batida por 15 a 11. Os bronzes ficaram com Carminha de Oliveira (Icarus Fencing-PR) e Ana Elisa Paz (Grêmio Naútico União-RS).

Se os três atletas citados faturaram três ouros, um outro também teve um sábado bem feliz: Kevin Damasceno (Grêmio Naútico União-RS). Depois de ter passado em branco na disputa da espada A, quando sequer chegou ao pódio, ele foi absoluto na disputa das duas armas do dia na sua classe: o florete e o sabre.

Na final da primeira, bateu Lenílson de Oliveira (Paulistano-SP), por 15 a 7, com Lucas Julião (ADI Nauru-SP) e Alex Sandro Souza (Pinheiros-SP) ficando com os bronzes. No sabre, vitória na final sobre Lucas Julião, por 15 a 3. Alex Sandro Souza e Elias Oliveira (Romão Gomes Esgrima-MG) ficaram em terceiro.

Pré-cadete tem dois campeões

O Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15, que começou na quinta-feira, teve mais dois campeões neste sábado, ambos do Pinheiros-SP: Joaquim Peluso e Valentina Basso. O primeiro venceu a prova de sabre masculino, batendo Douglas Henry (Grêmio Náutico União-RS) na decisão, por 15 a 10. André Ramos (Paulistano-SP) e Enrico Melián (Esgrima Abel Melián-SP) ficaram com as medalhas de bronze.

Valentina sobrou numa prova em que conquistou invicta, onde o seu pior desempenho foi quando tomou sete toques de Mariana Melo (Paulistano-SP), na semifinal. Na decisão, ela bateu sua colega de clube Julia Grahl, por 15 a 4. Outra pinheirense, Giulia Santos, completou o pódio com a outra medalha de bronze.

Cinco títulos nos Veteranos

O segundo dia do Campeonato Brasileiro de Veteranos teve mais cinco campeões, sendo duas Sílvias dominantes no sabre feminino. No pré-veterano, melhor para Sílvia Ajl (APE Paulista), que derrotou Sílvia Rothfeld (Paulistano-SP) na decisão, por 15 a 13. Patricia Di Cunto (Paulistano-SP) e Luciana Peluso (APE Paulista) ficaram com os bronzes. No veterano 1, Rothfeld ficou com o ouro, ao vencer Denise França (Grêmio Náutico União-RS) na final, por 10 a 6. Patricia Di Cunto e Carla Scalabrin (T.C.Paulista) ficaram com os bronzes.

Na disputa masculina de espada, Luis Guilherme Garcia (Paulistano-SP) foi o campeão do pré-veterano, com Bruno Sicchieri (Esgrima Abel Melián-SP) em segundo e Koiti Yamashita (Esgrima Abel Melián-SP) e Luciano Souza (Curitibano-PR) na terceira colocação. No veterano 1, Yamashita foi o medalhista de ouro, Luciano Souza ficou com a prata e Luis Guilherme Garcia e Luiz Petrachi (Paulistano-SP) com os bronzes. E no veterano 2, título para Robinson Oliveira (AMK-PR), prata para José Oliveto (AERJ-RJ) e bronze para Norival Ramos (Life Quality-SP).

O final de semana de esgrima termina neste domingo, no interior paulista. Veja os horários das provas:

DOMINGO, 10

8h – Copa Brasil de Paraesgrima – sabre masculino equipes e sabre feminino equipes

9h – Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – espada feminino

10h – Copa Brasil de Paraesgrima – florete feminino equipes

11h – Campeonato Brasileiro de Veteranos – florete feminino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

13h30 – Campeonato Brasileiro de Veteranos – sabre masculino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo