Skip to main content

Circuito Jovem de Esgrima teve campeões na categoria sub-17, com títulos de Laura Correia na espada e Erico Patto no sabre

Alexandre Camargo (esq.) e Pedro Marostega (dir.) decidiram a prova de espada. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No penúltimo dia de disputa do Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte – 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Adulto – o alto nível da esgrima brasileira voltou a se fazer presente. Neste sábado (27), os atletas que brilharam nas pistas do CEFET-MG foram Karina Trois (Paulistano-SP) e Alexandre Camargo (AMK-PR), campeões, respectivamente, no sabre feminino e na espada masculino.

Também neste sábado foi disputada a sequencia da 5ª Etapa do Circuito Jovem da CBEsgrima. Nas provas da categoria sub-17, faturaram ouro Laura Correia (Paulistano), na espada feminino, e Erico Patto (Pinheiros-SP), no sabre masculino.

Sabre feminino

A decisão do sabre feminino reuniu Karina Trois, do Paulistano, e Luana Pekelman, do Pinheiros. Luana chegou com moral alto após superar a líder do ranking, Pietra Chierighini, na semifinal; Karina, por sua vez, se credenciou à disputa do ouro vencendo Isabela Carvalho.

A emoção foi a tônica da final entre a segunda e a terceira colocadas do ranking nacional – Karina e Luana, respectivamente. A alternância de domínio marcou o combate, disputado ponto a ponto. Contudo, na reta final, Karina Trois encontrou seu jogo, abriu vantagem e fechou o jogo em 15-9.  

“Foi importante, não só pelos pontos no ranking, mas também por voltar a vencer um torneio. Achei meu desempenho bom, mas vou seguir firme nos treinamentos para melhorar ainda mais”, declarou Karina.

Espada masculino

Categoria mais concorrida do torneio, disputada por 69 atletas, a espada masculino teve uma competição de altíssimo nível. Os finalistas foram o líder do ranking Alexandre Camargo, da Academia Mestre Kato-PR, e Pedro Marostega do Grêmio Náutico União-RS – que na véspera se sagrara campeão no florete.

Animado pelo título do dia anterior, Marostega começou bem a final. Mas o canhoto Camargo não tardou a tomar a dianteira no placar, abrindo uma vantagem que o permitiu administrar o confronto até garantir a vitória por 15-9.

“Meu objetivo nessa etapa era vencer e deixar a vaga para o Pré-Olímpico bem encaminhada. Acho que consegui. Vou voltar agora para a Europa tentar evoluir para as próximas competições. Não penso apenas em participar dos Jogos Olímpicos, mas em fazer bonito lá”, garantiu Alexandre Camargo, confiante.  

Circuito Jovem

Competições de duas armas da categoria sub-17 foram disputadas neste sábado, nas pistas do CEFET-MG, pelo Circuito Jovem. Na espada feminino, Laura Correia (Paulistano) subiu ao degrau mais alto do pódio ao superar Maria Paro (Dourado Esgrima-SP) por 15-9. Com o resultado, Laura manteve a primeira posição do ranking – Maria é a segunda colocada.

“O torneio foi bem difícil, disputas muito acirradas. Consegui colocar em prática o que treinei, mas ainda preciso melhorar em muitos aspectos”, disse Laura.

Já no sabre masculino sub-17, o título foi conquistado pelo líder do ranking, Erico Patto, do Pinheiros. A medalha de ouro veio após uma expressiva vitória por 15-1 sobre Antônio Paim, do Paulistano.

“Cheguei muito bem preparado para disputar essa final. Mantive a concentração e não fiquei reparando no placar. Pude colocar em prática várias ações, variei movimentos e me saí bem”, afirmou Patto.

Encerramento

O Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Adulto, disputado no CEFET-MG, termina neste domingo. Os últimos duelos desta edição reunirão os atletas do sabre masculino e do florete feminino. A competição vale pontos no ranking visando a disputa do torneio pré-olímpico.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.om

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support