Skip to main content

Competição disputada na capital mineira valeu pontos no ranking nacional visando classificação para o Pré-Olímpico

Bruno Pekelman (dir.) encarou Henrique Garrigós (dir.) na decisão. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Com conquistas de Carolina Brecheret (Paulistano-SP), no florete feminino, e Bruno Pekelman (Pinheiros-SP), no sabre masculino, chegou ao fim neste domingo (28) o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, 3ª Etapa do Circuito Brasileiro Adulto da CBE. A competição, que valeu pontos no ranking visando o Pré-Olímpico, brindou o público mineiro com esgrima de altíssimo nível nas pistas do CEFET-MG, sede do evento. E acalentou o sonho dos atletas que almejam vaga para disputar os Jogos de Paris 2024.

Florete feminino

Quarta-colocada no ranking nacional, Carolina Brecheret (Paulistano) enfrentou na final do florete feminino a vice-líder, Bia Bulcão (Pinheiros). E como era previsível, o jogo decisivo foi pautado pelo equilíbrio.

Rivais acostumadas a duelar entre si, ambas procuraram não se expor em excesso, mostrando cautela nas ações. A disputa seguiu ponto a ponto até o fim, quando Brecheret fechou por 15-13, assegurando o título.

“Durante a final, pensei apenas no próximo toque. Joguei bem esta competição e acho que o título foi merecido”, vibrou Carol Brecheret.

Sabre masculino

No duelo entre primeiro e segundo colocados no ranking do sabre masculino, vitória do então vice-líder. Bruno Pekelman, do Pinheiros, superou Henrique Garrigós, do Paulistano, e faturou o ouro.

Pekelman começou num ritmo forte abriu boa vantagem no combate. Garrigós até reagiu na parte final, mas não foi suficiente para impedir a vitória do rival por 15-12.

“Sabre é uma arma muito rápida e tudo pode mudar. Comecei bem, mas ele reagiu na reta final. Já disputamos muitas finais e consegui trabalhar bem nesta. Estou feliz”, comentou Pekelman.     

Próxima etapa

A próxima etapa do Torneio Nacional será em São Paulo (SP), de 18 a 20 de agosto. Fecha a temporada o Campeonato Brasileiro Interclubes, agendado para Porto Alegre (RS), entre os dias 12 a 15 de outubro.

Campeões do Torneio Nacional Cidade de BH

Espada masculino – Alexandre Camargo (AMK-PR)

Espada feminino – Victoria Vizeu (Paulistano-SP)

Florete masculino – Pedro Marostega (GNU-RS)

Florete feminino – Carolina Brecheret (Paulistano-SP)

Sabre masculino – Bruno Pekelman (Pinheiros-SP)

Sabre feminino – Karina Trois (Paulistano-SP)

Campeões da 5ª Etapa do Circuito Jovem

Florete masculino sub-20 – Paulo Morais (Pinheiros-SP)

Sabre feminino sub-20 – Isabela Carvalho (Pinheiros-SP)

Espada feminino sub-17 – Laura Correia (Paulistano-SP)

Sabre masculino sub-17 – Erico Patto (Pinheiros-SP)

Campeões da 2ª Etapa do Circuito de Veteranos

V60 masculino – Giacomo Guarnera (Pinheiros-SP)

V50 masculino – Luciano Souza (Círculo Militar-PR)

V40 masculino – Luciano Souza (Círculo Militar-PR)

V50 feminino – Denise Franca (GNU-RS)

V40 feminino – Andrea Chen (Pinheiros-SP)

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial, marcado para o final de julho, em Milão, na Itália. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.om

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support