Skip to main content

Torneio da arma foi o único do dia e premiou o grupo formado por Fabio Damasceno, Mauricio Stempniak, Kevin Damasceno e Vanderson Chaves

Equipe do Rio Grande do Sul comemora o título do Brasileiro de Paraesgrima. Foto: Rosele Sanchotene.

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O último dia de Campeonato Brasileiro de Paraesgrima manteve o alto nível mostrado nos dois primeiros de competição. Neste domingo (5), o único torneio em disputa foi o do florete masculino por equipes, que teve uma final de tirar o fôlego em Santo André, no ABC Paulista. Paraná (Sandro Colaço, Edgard Rassan, Jovane Guissone e Anderson Pires) e Rio Grande do Sul (Fabio Damasceno, Mauricio Stempniak, Kevin Damasceno e Vanderson Chaves) fizeram a decisão em que os gaúchos se deram melhor ao vencerem por 45 a 37 e, com isso, saíram com o ouro do Bristol Santo André Hotel.

O primeiro jogo da super decisão foi entre Fabio Damasceno e Sandro Colaço, em que o primeiro abriu a dianteira para Rio Grande do Sul em 5 a 2. Posteriormente, foi a vez do filho, Kevin Damasceno, ampliar a vantagem para 10 a 5. O confronto seguinte aconteceu entre Vanderson Chaves e Edgard Rassan, em que o gaúcho se deu melhor ao colocar 15 a 9 no placar.

Em seguida, Kevin derrotou Colaço. O jovem não permitiu nenhum toque do adversário e abriu a margem para 20 a 9. O cenário se complicou ainda mais para os paranaenses no jogo entre Fabio e Rassan. Apesar de ter feito quatro pontos, o segundo não conseguiu impedir os cinco necessários para a troca de jogadores: 25 a 13 para o Rio Grande do Sul.

A sequência do confronto ficou mais equilibrada quando Guissone aplicou 12 a 5 em Chaves, o que levou o placar a 30 a 25. Porém, os três próximos jogos confirmaram o cenário anterior: os gaúchos com a vantagem. Kevin fez 35 a 28 diante de Rassan, Chaves abriu para 40 a 31 contra Colaço e Fabio fechou em 45 a 37 sobre Guissone.

Antes, pela semifinal, os gaúchos derrotaram mais uma equipe paranaense: o Paraná 2 (Izaias Monteiro, Rodrigo Massarutt, Clodoaldo Zafatoski e Luis da Silva). Rio Grande do Sul dominou totalmente as ações e triunfou por 45 a 18.

“É muito bom encerrar o ciclo assim, foi um desempenho muito bom de toda a equipe. Só tenho a agradecer a todos e vamos para a próxima”, disse Vanderson Chaves, que representou o Brasil na Paralimpíada de Tóquio.

Fabio Damasceno, que levou dois ouros e uma prata no individual, sempre lembrou do filho, Kevin, em suas conquistas. Agora, no torneio por equipes, o atleta teve o prazer de ser campeão ao lado do jovem.

“Estou muito orgulhoso, ele está do lado da gente e foi muito bem. Eu só tenho a agradecer aos técnicos (Alexandre) Teixeira e Eduardo (Nunes, que está com a delegação brasileira no Jogos Pan-Americanos Júnior, em Cali, na Colômbia), e à equipe, porque é um trabalho de união, ninguém faz nada sozinho. É um título muito importante para nos fortalecer ainda mais”, enalteceu Fabio Damasceno.

A terceira posição foi garantida pela equipe do Paraná 2. Izaias Monteiro, Rodrigo Massarutt, Clodoaldo Zafatoski e Luis da Silva triunfaram diante do time de Minas Gerais (Elias Oliveira, André Vasconcellos e Elielson Souza) por 45 a 33.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support