Skip to main content

Hospedagem bolha, local isolado, limite de pessoas na sala e protocolos sanitários de segurança serão utilizados na realização do primeiro torneio de 2021 

Disputa do florete no Brasileiro de 2019.

18 de maio de 2021.

Por: Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

A esgrima brasileira vai se preparando para a retomada do calendário. Um ano e meio depois do último torneio em solo brasileiro, a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) vai realizar o Torneio Nacional de Espada Adulto e Juvenil, a partir do dia 19 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). E vem tomando todos os cuidados para que a pandemia de Covid-19 não continue atrapalhando a realização dos eventos.

Durante todo o período da pandemia, a CBE vem ouvindo o seu Conselho Técnico e realizando pesquisas com esgrimistas de todo o Brasil. A falta da rotina de treinos e o aumento do número de casos no país foram responsáveis, por exemplo, por cancelamentos de torneios e estágios entre o final de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Mas, o exemplo internacional apresentou boas soluções.

Para fechar a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, cada arma ainda tinha uma competição a ser realizada em março de 2020. Elas aconteceram um ano depois, na retomada do calendário da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Para que ocorressem com sucesso, foi preciso rigor. Os procedimentos de “bolhas”, que vêm sendo testados desde o segundo semestre de 2020, estão sendo copiados para os eventos nacionais.

“Houve um momento onde eu, que não estava escalado em um determinado dia, queria entrar no ginásio, mas não fui autorizado”, lembra o técnico Régis Trois, que participou de alguns destes eventos. O limite do número de pessoas no local era uma das diretrizes, assim como o uso permanente de máscaras fora de competição, a utilização de hospedagem bolha, com uso apenas de transporte da organização e testagem frequente foram habituais nas Copas do Mundo de Espada e Sabre e no Grand Prix de Florete, todos em março, e do Mundial Cadete e Juvenil, no início de abril.

O resultado foi considerado extremamente satisfatório pela FIE. No caso da CBE, mais de 40 integrantes participaram dos três eventos e nenhuma contaminação foi registrada. Atletas e comissões técnicas foram acompanhados desde antes da viagem até o último dia, com orientação e fiscalização dos procedimentos.

Outros esportes testaram o mesmo sistema no Brasil. Os casos positivos de Covid-19 foram contabilizados em um percentual muito pequeno e, em sua grande maioria, aconteceram de forma isolada, sem foco de contaminação.

Além das ações de hospedagem bolha, testagem e protocolos de segurança, a própria configuração dos torneios nacionais de 2021 fará com que exista uma redução drástica no número de pessoas presentes nas salas, com a separação por armas e por categorias em dias diferentes. A expectativa é que o número máximo de competidores no Torneio Nacional de Espada não ultrapasse 70 por dia.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support