Skip to main content

Idealizada ao lado de espanhol Jaime Martí, iniciativa Caravana da Paz da Esgrima proporciona chance da volta a uma vida normal unindo estudos e treinamento

Iniciativa ganhou apoio do governo de Madri, da Federação Espanhola de Esgrima e de duas ONGs. Foto: Acervo pessoal de Marta Baeza

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Uma nobre iniciativa que serve como exemplo a todos os povos no mundo. Comovida pelas atrocidades ocorridas durante a guerra na Ucrânia, uma das representantes da esgrima brasileira na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, Marta Baeza, criou um projeto cujo objetivo é resgatar crianças ucranianas. Pensado ao lado do sabrista Jaime Martí – que defendeu a Espanha nos Jogos de Pequim, em 2008 – o projeto Caravana da Paz da Esgrima nasceu com a benevolente missão de proporcionar uma nova chance de vida normal às vítimas da guerra.

Criado em março deste ano, quando Marta e Jaime tomaram conhecimento dos acontecimentos durante a guerra da Rússia com a Ucrânia, eles pensaram em fazer algo para minimizar o sofrimento das famílias ucranianas, o Projeto Caravana da Paz da Esgrima usa os relacionamentos adquiridos por ambos através do esporte para unir vítimas do conflito a famílias espanholas. 

“Tínhamos uma missão: trazer atletas da Ucrânia, esgrimistas com idades de nove a 17 anos, a Madri. Nos inspiramos na força de nossos vizinhos ucranianos, bem como pela coragem que muitas pessoas estavam mostrando na Espanha ao viajar de ônibus para resgatar refugiados. Pensamos então em fazer algo a mais: trazê-los e oferecer-lhes uma rotina igual a que tinham antes da guerra: ir à escola pela manhã e aos treinos à noite. Algo que lhes permitiria aliviar seus traumas”, conta Marta Baeza.

Um mês após sua criação, a iniciativa ganhou o apoio do governo de Madri, da Federação Espanhola de Esgrima e duas ONGs.  Em parceria com a Universidade Jose Cela e de clubes de esgrima da capital espanhola, foi elaborado o projeto de recepção dos jovens atletas ucranianos, com o intuito de proporcionar-lhes o apoio necessário para que pudessem prosperar no esporte e em suas vidas.

“Elaboramos juntamente à Federação Ucraniana de Esgrima uma lista de 21 crianças que viriam. No entanto, três delas não poderiam, pois estavam presas em Jarkov após um ataque russo à cidade. Então, procuramos famílias de Madri que estivessem dispostas a hospedá-los até o verão de 2023”, revela Marta.

A iniciativa conseguiu alocar 18 crianças ucranianas em 17 famílias espanholas. Além disso, foi elaborado um financiamento coletivo – crowdfunding – e um site (www.fencingpeacecaravan.com) que permitiram transformar o projeto em realidade.  O resgate teve a Polônia como local indicado. Na Universidade Jose Cela, os jovens recebem apoio psicológico, aulas de espanhol e podem fazer atividades variadas. Além, é claro, dos treinamentos de esgrima.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support