Skip to main content

Vanderson Chaves, Mônica Santos, Jovane Guissone, Carminha Oliveira e Lenilson de Oliveira foram os campeões do dia

Copa Brasil 95 anos CBE segue nesta terça-feira. Foto: Rosele Sanchotene

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

O dia inaugural da 1ª Copa Brasil 95 anos CBE levou muita paraesgrima para as instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). E muitos campeões também. Ao todo, cinco esgrimistas terminaram a segunda-feira (11) com medalhas douradas no peito: Vanderson Chaves e Mônica Santos, do Grêmio Náutico União-RS; Jovane Guissone e Carminha Oliveira, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná; e Lenilson de Oliveira, do Club Athletico Paulistano-SP.

No sabre deu dobradinha gaúcha. No sabre B masculino, Chaves fez uma caminhada exemplar rumo ao título. Primeiro, o atleta do Grêmio Náutico União performou uma pule perfeita ao vencer todas as suas quatro partidas. Depois, pelo bom desempenho, ficou de bye no quadro de 8.

Na semifinal, ele encarou Izaias Monteiro da Silva (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) e triunfou por 15 a 10. Com a classificação para a final, o gaúcho voltou a enfrentar um atleta da Associação, só que desta vez foi a vez de Anderson Pires. Assim como anteriormente, Chaves não foi parado e saiu com o título ao vencer a decisão por 15 a 8.

O roteiro foi idêntico no sabre A feminino. A gaúcha Mônica Santos, jogando na segunda arma, foi imbatível na pule e terminou a primeira fase com quatro vitórias. Na sequência, por estar invicta, ela não precisou jogar o quadro de 8. Na semifinal e final, ela bateu duas atletas da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná para sair com o campeonato. Primeiro, aplicou 15 a 13 em Karina Maia e, depois, 15 a 9 em Carminha Oliveira na final.

“Esta Copa Brasil é o aquecimento (para a Copa do Mundo, que acontece a partir de quinta-feira). É muito importante para nós, porque temos de voltar ao ritmo de competição, só no ritmo de treinamento em base não é o suficiente para enfrentar os atletas de fora do país e estar no nível deles. Então, estas competições estão sendo preparatórias para as competições internacionais que estão por vir”, comentou sobre a semana de competições em São Paulo.

Já na espada A, a história foi diferente para Carminha. Ela, que venceu seis das sete partidas da pule, foi direto para o quadro de 8, fase em que não deu chance alguma para Ana Clara Lemos (Associação Atlética Anthares-AL): triunfo por 15 a 1.

Depois, Carminha também dominou a adversária da semifinal e colega de equipe, Karina Maia. Na ocasião, a atleta que representou o Brasil na Olimpíada de Tóquio venceu por 15 a 3. Por outro lado, a decisão foi mais acirrada. Em jogo protagonizado por ela e Rayssa Veras (que vinha fazendo um campeonato invicto), do Club Athletico Paulistano, a vitória foi para Carminha Oliveira por 15 a 11.

A espada A masculina foi faturada por Lenilson de Oliveira. O esgrimista do Paulistano também fez uma pule perfeita e, com isso, pegou um atalho direto para o quadro de 8. Nessa fase, ele fez um jogo muito acirrado contra Clodoaldo Zafatoski (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) em que saiu com a vitória por apenas um toque de diferença: 15 a 14.

Na luta pela final, o placar do triunfo de Oliveira diante de Moacir Ribeiro (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) foi um pouco mais dilatado do que no quadro de 8: 15 a 4. Na grande decisão, o atleta do Paulistano derrotou Fabio Damasceno, do Grêmio Náutico União, e ficou com o ouro.

O florete B masculino presenciou Jovane Guissone brilhando no manejo da segunda arma. Pule impecável (seis triunfos em seis jogos) e placares dilatados nas eliminatórias rumo ao título, foi assim que alcançou o título. Na semifinal, o medalhista paralímpico aplicou 15 a 1 em Rodrigo Massarutt (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) e, na decisão, 15 a 5 em Mauricio Stempniak (Grêmio Náutico União-RS).

“Estou muito feliz de conquistar a medalha de ouro. Fiz tudo aquilo que consegui treinar em aula, apliquei diversas ações diferentes e fui bem em variar bastante o jogo. Foi bom para já pensar na Copa do Mundo e ir com a mesma garra e confiança”, disse o medalhista paralímpico.

A Copa Brasil volta a ter programação nesta terça-feira (12), que já marcará o encerramento do torneio. Na quinta-feira (14), será iniciada a Copa do Mundo, no Centro Paralímpico Brasileiro, com representantes de várias partes do planeta.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support