Skip to main content

Paulo Wanderley falou sobre as iniciativas do Comitê para tornar o ambiente esportivo mais seguro e foi homenageado pelo presidente da CBE, Ricardo Machado

Da esquerda para a direita: Paulo Wanderley, Ricardo Machado e Rogério Sampaio.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, visitou a sede da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) na manhã desta quinta-feira (21). Acompanhado do diretor geral do Comitê, o campeão olímpico de judô Rogério Sampaio, ele participou da apresentação do Programa Esporte Seguro para Organizações, iniciativa do COB para prevenção ao assédio moral e sexual, racismo, doping e outros tipos de violência no esporte.

Os dirigentes foram recebidos e homenageados pelo presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Machado, com uma placa e a medalha comemorativa dos 95 anos da CBE, em razão da atuação de ambos no apoio à esgrima brasileira. Esta foi a primeira visita do presidente do COB na nova sede da CBE, no Centro do Rio de Janeiro.

Paulo Wanderley, que desde que assumiu o COB vem incentivando práticas inovadoras em sua gestão, falou da importância deste tema para um melhor ambiente esportivo.

“Trazer para a comunidade da esgrima este tipo de ação realizada pelo Comitê Olímpico é muito importante para nós, para que possamos evoluir. A iniciativa de trazer para dentro da CBE fará com que outras entidades adotem a mesma política, para trabalhar dentro desta seriedade que necessitamos no esporte. É um assunto que exige cuidado e atenção”, explicou o dirigente máximo do esporte no Brasil, que elogiou a boa conservação da sede da CBE, em sala que anteriormente sediou o próprio Comitê Olímpico do Brasil.

Por sua vez, Ricardo Machado fez questão de explicar a importância deste tema para a comunidade da esgrima: “Vamos fazer com que nossos atletas participem destes cursos. Não é uma imposição, mas um trabalho de convencimento da importância desta necessidade de tomarem conhecimento destas situações para se protegerem. As missões do COB já são assim e vamos introduzir para os nossos jovens também”.

Além do corpo de colaboradores da CBE, membros dos Conselhos de Ética e Administração, além de dirigentes da esgrima participaram da palestra, de forma virtual.

O Programa Esporte Seguro

Marina Bastos apresentou o Programa aos colaboradores da CBE.

Com o objetivo de ajudar a tornar o esporte um lugar ainda mais seguro e ético, o Comitê Olímpico do Brasil, através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) criou o Programa Esporte Seguro para Organizações, buscando contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo.

O Programa é composto de conteúdos gratuitos específicos sobre racismo, abusos, assédios e doping, voltados para dirigentes, atletas e pessoas que atuam no esporte, além de políticas para evitar que estes temas fazem parte do cotidiano do esporte. Segundo Marina Bastos, supervisora educacional do COB, a participações das organizações esportivas é fundamental para o sucesso deste enfrentamento.

“Quanto mais as organizações estiverem imbuídas neste tema, melhor para nós, pois uma andorinha só não faz verão. Desde 2018 estamos atuando fortemente nestas ações de enfrentamento às violências. Desenvolvemos uma área de prevenção ao doping, canal de denúncias, políticas de enfrentamento a manipulação de competições, cursos de prevenção. E fizemos este programa porque identificamos que outras confederações também queriam participar desta ação. Esse programa é uma parceria para que possamos combater juntos a violência no esporte”, ressalta.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support