Skip to main content

Entidade realizou doações de materiais e equipamentos para as aulas práticas; curso de capacitação de novos treinadores na região também foi importante para realização do projeto

Projeto em Indaiatuba tem inscrições abertas a partir desta quinta-feira. Foto: Divulgação Prefeitura de Indaiatuba.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) sempre busca apoiar projetos de inclusão e fomento da prática do esporte no país. Em mais uma ação de suporte, a entidade teve papel crucial na execução do projeto piloto de esgrima em Indaiatuba, no interior de São Paulo, que tem como objetivo consolidar a modalidade no município e região.

Lançado pela Prefeitura de Indaiatuba, por meio da sua Secretaria Municipal de Esportes, o projeto colocará em voga o ensinamento da esgrima com aulas teóricas e práticas para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas gratuitas.

As inscrições ocorrerão a partir desta quinta-feira (3) de forma presencial – das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30 – no Ginásio Municipal de Esportes, e a previsão de início das atividades é para a próxima terça-feira (8).

A primeira forma de apoio demonstrado pela CBE foi na doação de materiais e equipamentos, o que tornou possível a execução da parte prática das aulas.

Além disso, a entidade também auxiliou através de conhecimento. A Confederação, por meio do seu braço educacional – o Instituto Brasileiro de Esgrima, o IBE – forneceu um curso de técnico de esgrima na região, o que possibilitou a capacitação de um dos treinadores responsáveis pelas aulas, Alfredo Souza.

Como surgiu o projeto?

Tudo isso começou em 2017, quando a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que é outra parceira do projeto piloto em Indaiatuba, executou um projeto de extensão universitária, idealizado pelo professor e esgrimista Heros Lobo, como uma forma de fomentar a prática do esporte no eixo Campinas-Sorocaba, no interior paulista.

O docente, por ser residente em Indaiatuba, fez a interlocução entre a instituição e a prefeitura da sua cidade, que recebeu com entusiasmo a sugestão do professor, permitindo que o programa concebido academicamente fosse oferecido à população do município do interior em 2022.

“O nosso objetivo inicial com o projeto é fornecer novas opções para crianças e adolescentes, porque a esgrima é um esporte diferente, inusitado na maioria dos lugares, principalmente fora dos grandes centros. Mesmo com a exposição que a modalidade teve nos últimos anos com as conquistas da Nathalie (Moellhausen), há muitas pessoas que até se espantam quando descobrem que tem esgrima no Brasil”, explicou Lobo.

Dependendo do sucesso da primeira oferta de aulas de esgrima, a ideia é que o programa seja ampliado para outras faixas etárias e incluído em outros cronogramas da Prefeitura de Indaiatuba.

“O município tem dois grandes programas esportivos, o Esporte Cidadão (para crianças e adolescentes), que é o que está enquadrado o projeto piloto da esgrima neste primeiro momento. Em um segundo período, vai depender do retorno que a primeira fase tiver, vamos levar a atividade para o Juventude Esportiva, que é o outro programa esportivo voltado para pessoas de 15 a 21 anos”, disse o professor.

Heros Lobo já até vislumbrou levar o projeto ao alto rendimento no futuro: “A ideia é ter essa perspectiva de continuidade. Nós observamos objetivos de longo prazo, em que queremos desenvolver um nível competitivo no futuro para o pessoal disputar competições e entrarmos no alto rendimento, já que a prefeitura também tem programas voltados para isso”, finalizou.

Maiores informações podem ser consultadas no site oficial da Prefeitura de Indaiatuba.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support