Skip to main content

Organizado pela CBE, evento acontecerá em novembro, em Maceió, e terá participação do medalhista paralímpico Jovane Guissone

Paraesgrima vai movimentar Maceió. Foto: Alê Cabral/CPB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) quer expandir ainda mais a prática da paraesgrima pelo Brasil. Exemplo disso é que a entidade, com o apoio da Associação Atlética Anthares-AL e do Corpo de Bombeiros de Alagoas, está organizando o I Torneio Aberto de Paraesgrima do Nordeste, que será a primeira competição da história da modalidade a ser realizada na Região. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de novembro, em Maceió, com direito à participação do medalhista paralímpico Jovane Guissone, que ministrará uma palestra na véspera, dia 19.

O torneio terá como local de jogos o Parque Shopping, na capital alagoana. Arno Schneider, vice-presidente da CBE e membro do Comitê Executivo da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWASF), falou sobre as competições que estão marcando a retomada das atividades do esporte e sobre a ideia de ampliar os adeptos da modalidade.

“Estamos implementando o projeto de retomada das atividades da paraesgrima não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Tivemos a Copa Satélite, no início do mês, e estamos buscando uma maior integração da paraesgrima no país. Dentro desse projeto, o torneio em Maceió será fundamental, pois é uma Região onde pretendemos desenvolver a modalidade”, disse o dirigente.

Ivan Schwantes, coordenador da paraesgrima da CBE, ressaltou a importância da realização do Torneio Aberto do Nordeste em Alagoas por ser o primeiro campeonato da história da esgrima como um todo, não somente paralímpico, em Alagoas. Ele aponta que tal evento vai ser imprescindível para o desenvolvimento da modalidade em outras regiões do país que não têm a tradição da prática desse desporto.

“Esse torneio tem a importância de dar continuidade no processo de fomento e desenvolvimento da esgrima no Nordeste. Esperamos que, em breve, tenhamos o aparecimento de mais atletas, clubes e entidades na modalidade e nós consigamos incentivar o crescimento desse esporte no local”, torceu.

A realização do torneio, com apoio da CBE, começou a ser construída depois do curso de introdução à parte técnica e formação de treinadores de esgrima em cadeira de rodas em dezembro do ano passado na capital alagoana, que teve como professores o próprio Schwantes, Eduardo Romão (coordenador do Instituto Brasileiro de Esgrima) e Marília Magno. O projeto foi tão bem-sucedido que, após a sua realização, surgiu no estado a iniciativa da Anthares, que viabilizou o início do ensino da modalidade em Maceió. Marcelo Gualberto, responsável pela esgrima na associação, enalteceu a realização do Torneio Aberto do Nordeste.

“Para o crescimento da paraesgrima no Nordeste, esse vai ser um evento-piloto, uma semente plantada que queremos que germine. Se, para o ano que vem, já tivermos três estados praticando paraesgrima, teremos um pulo, algo que nunca tinha acontecido no Nordeste”, explicou.

Gualberto projeta que, a partir do que tem sido feito para fomentar o esporte na região, possa ser realizado mais campeonatos em Alagoas e no Nordeste.

“Queremos realizar no calendário oficial da CBE um campeonato alagoano de paraesgrima, um regional. No Torneio Aberto, teremos a participação de Sergipe, Pernambuco e Paraíba e sabemos que isso atrairá mais interessados até de outras regiões, como é o caso do Pará, por exemplo”, projetou.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support