Skip to main content

Guilherme Murray, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco brilham no encerramento do torneio, em Ibagué, na Colômbia; Brasil empata com os donos da casa em número de medalhas  

O time de florete masculino e a comissão técnica da CBE. Foto: Arquivo Pessoal Ricardo Ferrazzi.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

No último dia de provas do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil de Esgrima, em Ibagué, na Colômbia, o Brasil faturou mais uma medalha dourada. O time masculino de florete juvenil, formado por Guilherme Murray, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Ricardo Pacheco, subiu ao degrau mais alto do pódio ao superar o Chile, na decisão do título, por 45 a 42.

Por ter o melhor ranking entre os participantes, o Brasil iniciou a participação diretamente na fase semifinal. Para chegarem ao ouro, os meninos brasileiros tiveram que passar primeiro pela equipe colombiana, por 45 a 24, e depois encararam o Chile na decisão do título.

Contra os chilenos, a disputa foi bem mais equilibrada. O Brasil começou perdendo, mas conseguiu a virada já no terceiro duelo, com Lorenzo Mion. A partir daí, jamais os meninos brasileiros deixaram de estar no comando do placar, com diferenças que variavam de um a cinco pontos. Ricardo Pacheco foi o último a segurar a vantagem e garantir o ouro.

Também no juvenil, mas no sabre feminino, o Brasil ficou com a medalha de prata. Um duelo emocionante com a Venezuela, na semifinal, carimbou o passaporte de Isabela Chen, Isabela Cunha, Luana Pekelman e Pietra Chirighini para a decisão: o time perdia por 40 a 36 e conseguiu a virada, com placar de 45 a 44, com Luana fazendo 9 a 4 em Cecilia Ramos no último jogo.

A finalíssima não foi do jeito que as brasileiras mais sonhavam. As meninas chegaram a estar vencendo as colombianas, por 8 a 5, após o segundo confronto, mas sofreram a virada e acabaram superadas, com 45 a 37 no placar, ficando com a medalha de prata.

No sabre masculino juvenil, a equipe brasileira, formada por Fábio Salles, Fernando Fachini, Matheus Becker e Thomas Fasting, faturou a medalha de bronze. Após perderem para a Bolívia na semifinal, por 45 a 43, o time se recuperou e conseguiu bater a Colômbia, na decisão do terceiro lugar: 45 a 38.

Muitos pódios

Os três pódios deste sábado consolidaram o Brasil como o país que mais conquistou medalhas no Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil, ao lado da Colômbia. Ao todo, os esgrimistas brasileiros colecionaram 29 medalhas, sendo oito de ouro, oito de prata e 13 de bronze. Os colombianos foram os vencedores do torneio, com nove medalhas de ouro.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support