Neste sábado (18), tivemos dois esgrimistas brasileiros participando de Torneios Satélites na Europa. Paulo Morais competiu no Satélite de Samorin na Eslováquia, enquanto Thomas Fasting disputou o Satélite de Istambul na Turquia. Ambos terminaram suas participações no quadro de 64.
Paulo Morais fez uma ótima pule em Samorim. Ele perdeu para o húngaro Andras Nemeth por 5 a 3, mas ganhou todos os outros cinco jogos. Foram 5 a 0 no holandês Sam Van Den Berg e no croata Rastko Cosic, 5 a 1 contra o ucraniano Volodymy Bachyk, 5 a 2 no alemão Rosario Vella e 5 a 3 no húngaro Sebestyen Ban. Assim, o brasileiro terminou a fase inicial empatado no décimo lugar.
Com a boa classificação na pule, Paulo Morais entro direto no quadro de 64. Mas o brasileiro perdeu logo no seu primeiro confronto eliminatório contra Andor Zsogon da Hungria. O húngaro venceu o confronto por 15 a 11 e avançou para a fase seguinte. Paulo fecha o Satélite de Samorin na 35ª colocação.
Thomas Fastin conseguiu três vitórias em cinco jogos na pule do Satélite de Istambul. Ele venceu os turcos Eren Aslan por 5 a 1 e Arda Tanerler por 5 a 3 e aplicou 5 toques a 0 contra o húngaro Endre Banyay. Thomas perdeu por 5 a 3 para o turco Poyrz Calgin e para o uzbeque Sardor Abdularimbekov. Assim, Thomas Fasting fechou a fase inicial da competição com o 37º lugar na pule.
Com um bye, Thomas Fasting foi direto para o quadro de 64, onde enfrentou Gibran Zea do México. O mexicano venceu o confronto por 15 a 11 e eliminou o brasileiro da disputa. Thomas encerrou sua participação no 45º lugar.