Paris 2024 – Mariana Pistoia sofre virada no fim e é superada por filipina na estreia olímpica

Floretista brasileira chegou primeiro aos 13 toques, mas acabou sofrendo três toques sequenciais decisivos, parando no quadro de 64

Em seu primeiro Jogos Olímpicos, Mariana Pistoia ficou a dois toques de avançar ao quadro de 32. Foto: Miriam Jeske/COB

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Na pista azul do Grand Palais, Mariana Pistoia fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris na madrugada deste domingo (28). Atual número 65 do mundo no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE) e classificada para os Jogos como campeã regional das Américas, a brasileira, em seu primeiro jogo, enfrentou Samantha Kyle Catantan, das Filipinas, número 266 do mundo. Acabou superada em 15 toques contra 13, no quadro de 64.

Apesar de estar debutando em Jogos Olímpicos, Mariana, de 25 anos, começou o jogo sem sentir a pressão do evento. Atuando a uma distância segura, abriu três toques de vantagem logo no início, diferença que manteve até restarem 27 segundos no cronômetro do primeiro tempo.

Foi nesse momento que Catantan torceu levemente o joelho e solicitou atendimento médico. Retornando à pista com dores, a filipina ajustou sua forma de jogar, adotando uma postura mais agressiva, reduzindo a distância de ataque e buscando resolver rápido os pontos. Com essa nova estratégia, surpreendeu a brasileira e foi descontando toques até virar o placar para 8 a 7.

A partir desse ponto, a diferença de toques entre as duas permaneceu mínima. Mariana Pistoia voltou a liderar com 11 a 10, chegando primeiro ao décimo terceiro toque. No entanto, com uma sequência de três toques seguidos, Catantan virou o placar novamente e fechou o combate em 15 a 13, eliminando a brasileira da competição.

O Brasil volta à pista do Grand Palais nesta segunda-feira (29), quando Guilherme Toldo, número 27 do mundo, estreia na competição individual de florete. No quadro de 32, Toldo enfrenta o chinês Ziwei Mo, número 15 do mundo, a partir das 8h05 (horário de Brasília). O jogo acontece na pista amarela.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo