Skip to main content

Torneio terá a participação de mais de 120 esgrimistas em Curitiba, berço da maioria dos atletas que atuam nesta arma, e terá a maior presença de competidores entre todas as etapas desde a retomada

Disputa da espada na 5ª Etapa do Circuito Brasileiro,em junho, no Rio. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A 5ª Etapa do Circuito Brasileiro de Esgrima será disputada neste fim de semana, no sábado (14) e domingo (15), com a volta dos espadistas. E nada melhor do que competir no local mais tradicional desta arma: Curitiba. Com mais de 120 inscritos somente na categoria sênior, será o torneio com maior presença de atletas desde a retomada das competições nacionais. O evento acontece no Clube Curitibano e tem o patrocínio da Nutry Alimentos.

O Paraná é o grande centro da espada nacional. A tradição mostra sempre os atletas do estado nas primeiras colocações e representando o país nas competições nacionais. Por isso, não é exagero dizer que os esgrimistas de outros centros lutam para quebrar esta hegemonia.

“Eu tenho muito orgulho em dizer que a minha família faz parte dessa tradição da espada do Paraná de forma bem intensa. O meu pai veio para Curitiba em 1974, saiu de Porto Alegre para trabalhar como técnico de esgrima. Já existia a modalidade no Paraná há muitos anos e estava mais difundida no meio militar, só que não apresentava resultados expressivos a nível nacional”, diz Athos Schwantes, principal nome da modalidade nos últimos anos, que relatou o desenvolvimento dos paranaenses.

“Com a vinda do meu pai, começaram a aparecer resultados mais expressivos. Vieram vários grupos fortes, o meu pai começou a trabalhar junto com o Mestre Kato, que foi aluno dele. Trabalharam juntos no Clube Santa Mônica durante 16 anos, formando vários atletas que, posteriormente, fizeram parte da Seleção Brasileira, assim como eu e meus irmãos. Nossa família está muito ligada à tradição da espada do Paraná, e eu fico bem orgulhoso de fazer parte disso tudo”, complementa.

Um desenvolvimento que não para. Por exemplo: no clube da casa, o Curitibano, brilha Amanda Simeão, principal nome da espada feminina depois de Nathalie Moellhausen.

“Agora é o Mestre Kato que vem dando continuidade ao trabalho que começou com o meu pai. Estamos tentando ampliar ainda mais a esgrima no Paraná. Nunca tivemos tantas entidades, que proporcionam a prática da esgrima como atualmente. Portanto, está crescendo, e ficamos muito felizes com isso”, diz Schwantes.

Na etapa disputada no Rio de Janeiro, em junho, quem venceu foi outro aluno de Kato: Alexandre Camargo. Amanda, por sua vez, acabou caindo na semifinal feminina e quem faturou o título foi a surpreendente Marina Tello, do Barroca, de Minas Gerais. Promessa de novas surpresas ou baile dos paranaenses na fria Curitiba?

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support