Carolina Brecheret, Livia Burberry e Matheus Brandt caíram no último duelo antes da semifinal
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Começaram neste sábado (24) as disputas juvenis individuais do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. E a torcida que prestigiou o evento na Arena Carioca I pôde assistir a esgrima de alto nível – apesar de nenhum brasileiro ter conseguido chegar ao pódio neste terceiro dia de competição. Três deles, Carolina Brecheret, Livia Burberry e Matheus Brandt, ficaram muito próximos do pódio, caindo no quadro de 8.
Potência da esgrima, os Estados Unidos mais uma vez mostraram a sua força. Nas três armas cujas disputas ocorreram neste sábado – florete feminino, espada masculino e sabre masculino –, foram oito medalhas conquistadas (três de ouro, duas de prata e três de bronze).
Florete feminino
As quatro floretistas brasileiras passaram pelas pules e se classificaram ao quadro de 32. Neste, Gabriela Vianna venceu (15-5) Nahomy Naranjo, do Equador; Lívia Burberry superou (15-4) a também equatoriana Sarah Burneo; e Carolina Brecheret bateu (15-8) a mexicana Alondra Espinoza. Stella Frias, no entanto, foi eliminada ao perder (9-15) para Georgina Morales, do México.
O quadro de 16 teve um confronto brasileiro, entre Gabriela Vianna e Lívia Bluberry. Num duelo emocionante, de alto nível técnico, Lívia levou a melhor por 15-14 e se classificou ao quadro de 8. Carolina Brecheret, por sua vez, também garantiu vaga ao vencer a venezuelana Natalia Machado Leal por 15-11.
Superar o quadro de 8 era garantia de pódio, uma vez que a classificação levaria à fase semifinal. Livia Buberry encarou Chin-Yi King, dos Estados Unidos, mesmo país da adversária de Carolina, Alexandra Nissinof. E as norte-americanas levaram a melhor, respectivamente, por 15-4 e 15-12. Carolina Brecheret ternimou na sétima colocação, e Lívia, na oitava.
Mais uma vez, repetindo o que fizeram os times de florete masculino e feminino na categoria cadete, o pódio feminino juvenil foi composto somente por atletas dos EUA. Victoria Pevzner levou o ouro; Alexandra Nissinoff, a prata; Chin-Yi Kong e Mikayla Chusid, os bronzes.
Espada masculino
Matheus Brandt e Eduardo Gonçalves superaram a etapa de pules e se classificaram diretamente ao quadro de 32 – sem precisarem disputar o de 64. Já os “xarás” Rafael Mangiaterra e Rafael Ribeiro não conseguiram obter vagas na chave principal.
No quadro de 32, Matheus Brandt venceu o mexicano Carlos Roca por 15-14. Eduardo Gonçalves, por sua vez, bateu por 15-4 o colombiano Jorge David López. Ambos foram ao quadro de 16, no qual Brandt superou (15-14) o canadense Peter Arkhipov; mas Eduardo perdeu por 9-15 para Alexander Moses, dos EUA, e deixou a competição.
Na luta para garantir lugar no pódio, Matheus Brandt enfrentou no quadro de 8 Kruz Schembri, de Ilhas Virgens. Apesar do empenho e do apoio da torcida na Arena Carioca I, o brasileiro foi derrotado por 15-12 e se despediu na chance de medalha. Brandt terminou o torneio na oitava posição; Eduardo Gonçalves, na décima.
A medalha de ouro na espada masculino foi conquistada por Samuel Imrek, dos EUA. A de prata, ficou com seu compatriota, Alexander Moses, enquanto as de bronze ficaram com Kruz Schembri, de Ilhas Virgens, e Hunter Wei, do Canadá.
Sabre masculino
Dos brasileiros, somente Renato Saliba não passou das pules no sabre juvenil. Matheus Becker, Erico Patto e Dylan Ikuno seguiram em frente, classificados – na condição de bye – diretamente para o quadro de 32.
Nesta fase, Patto foi o único sabristas brasileiros a se classificar – após derrotar por 15-8 o chileno José Diaz. Becker foi superado (13-15) pelo venezuelano Simon Goyo, e Ikuno pelo canadense William Robinson (8-15).
No quadro de 16, Erico Patto enfrentou o porto-riquenho Adrian Figueredo Suliveres. Embora tenha mostrado empenho e recebido apoio da torcida, o brasileiro foi derrotado por 7-15 e não conseguiu avançar ao quadro subsequente.
No sabre masculino, o ouro ficou com Silas Choi, do Estados Unidos; a prata foi para Adrian Figueredo Suliveres, de Porto Rico; e os bronzes para Kim Shaun, dos EUA, e Matthew Teng, do Canadá.
Programação
Neste domingo (25), na Arena Carioca I, haverá as últimas disputas juvenis individuais do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. As armas serão o florete masculino, a espada feminino e o sabre feminino. A partir de segunda-feira (26), os duelos serão entre as equipes juvenis.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]