Skip to main content

Carolina Brecheret, Livia Burberry e Matheus Brandt caíram no último duelo antes da semifinal

Carolina Brecheret ficou perto do pódio no Pan-Americano. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Começaram neste sábado (24) as disputas juvenis individuais do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. E a torcida que prestigiou o evento na Arena Carioca I pôde assistir a esgrima de alto nível – apesar de nenhum brasileiro ter conseguido chegar ao pódio neste terceiro dia de competição. Três deles, Carolina Brecheret, Livia Burberry e Matheus Brandt, ficaram muito próximos do pódio, caindo no quadro de 8.

Potência da esgrima, os Estados Unidos mais uma vez mostraram a sua força. Nas três armas cujas disputas ocorreram neste sábado – florete feminino, espada masculino e sabre masculino –, foram oito medalhas conquistadas (três de ouro, duas de prata e três de bronze).

Florete feminino

As quatro floretistas brasileiras passaram pelas pules e se classificaram ao quadro de 32. Neste, Gabriela Vianna venceu (15-5) Nahomy Naranjo, do Equador; Lívia Burberry superou (15-4) a também equatoriana Sarah Burneo; e Carolina Brecheret bateu (15-8) a mexicana Alondra Espinoza. Stella Frias, no entanto, foi eliminada ao perder (9-15) para Georgina Morales, do México.

O quadro de 16 teve um confronto brasileiro, entre Gabriela Vianna e Lívia Bluberry. Num duelo emocionante, de alto nível técnico, Lívia levou a melhor por 15-14 e se classificou ao quadro de 8. Carolina Brecheret, por sua vez, também garantiu vaga ao vencer a venezuelana Natalia Machado Leal por 15-11.

Superar o quadro de 8 era garantia de pódio, uma vez que a classificação levaria à fase semifinal. Livia Buberry encarou Chin-Yi King, dos Estados Unidos, mesmo país da adversária de Carolina, Alexandra Nissinof. E as norte-americanas levaram a melhor, respectivamente, por 15-4 e 15-12. Carolina Brecheret ternimou na sétima colocação, e Lívia, na oitava.

Mais uma vez, repetindo o que fizeram os times de florete masculino e feminino na categoria cadete, o pódio feminino juvenil foi composto somente por atletas dos EUA. Victoria Pevzner levou o ouro; Alexandra Nissinoff, a prata; Chin-Yi Kong e Mikayla Chusid, os bronzes.  

Espada masculino

Matheus Brandt e Eduardo Gonçalves superaram a etapa de pules e se classificaram diretamente ao quadro de 32 – sem precisarem disputar o de 64. Já os “xarás” Rafael Mangiaterra e Rafael Ribeiro não conseguiram obter vagas na chave principal.

No quadro de 32, Matheus Brandt venceu o mexicano Carlos Roca por 15-14. Eduardo Gonçalves, por sua vez, bateu por 15-4 o colombiano Jorge David López. Ambos foram ao quadro de 16, no qual Brandt superou (15-14) o canadense Peter Arkhipov; mas Eduardo perdeu por 9-15 para Alexander Moses, dos EUA, e deixou a competição.

Na luta para garantir lugar no pódio, Matheus Brandt enfrentou no quadro de 8 Kruz Schembri, de Ilhas Virgens. Apesar do empenho e do apoio da torcida na Arena Carioca I, o brasileiro foi derrotado por 15-12 e se despediu na chance de medalha. Brandt terminou o torneio na oitava posição; Eduardo Gonçalves, na décima.

A medalha de ouro na espada masculino foi conquistada por Samuel Imrek, dos EUA. A de prata, ficou com seu compatriota, Alexander Moses, enquanto as de bronze ficaram com Kruz Schembri, de Ilhas Virgens, e Hunter Wei, do Canadá.       

Sabre masculino

Dos brasileiros, somente Renato Saliba não passou das pules no sabre juvenil. Matheus Becker, Erico Patto e Dylan Ikuno seguiram em frente, classificados – na condição de bye – diretamente para o quadro de 32.

Nesta fase, Patto foi o único sabristas brasileiros a se classificar – após derrotar por 15-8 o chileno José Diaz. Becker foi superado (13-15) pelo venezuelano Simon Goyo, e Ikuno pelo canadense William Robinson (8-15).

No quadro de 16, Erico Patto enfrentou o porto-riquenho Adrian Figueredo Suliveres. Embora tenha mostrado empenho e recebido apoio da torcida, o brasileiro foi derrotado por 7-15 e não conseguiu avançar ao quadro subsequente.

No sabre masculino, o ouro ficou com Silas Choi, do Estados Unidos; a prata foi para Adrian Figueredo Suliveres, de Porto Rico; e os bronzes para Kim Shaun, dos EUA, e Matthew Teng, do Canadá.

Programação

Neste domingo (25), na Arena Carioca I, haverá as últimas disputas juvenis individuais do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. As armas serão o florete masculino, a espada feminino e o sabre feminino. A partir de segunda-feira (26), os duelos serão entre as equipes juvenis.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support