Skip to main content

Medalhista paralímpico caiu para polonês na semifinal da Copa do Mundo de Washington e subiu ao pódio pela primeira vez no ano

Jovane Guissone subiu ao pódio novamente. Foto de Arquivo: Augusto Bizzi.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O medalhista paralímpico Jovane Guissone começou o ano de 2023 como terminou 2022: conquistando medalhas. Neste domingo (16), ele ficou com o bronze na Copa do Mundo de Paraesgrima de Washington, nos Estados Unidos, na competição de espada, ao cair na semifinal para o polonês Michal Dabrowski, por 15 a 12.

Essa foi a segunda competição valendo pontos na corrida por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2024, onde o brasileiro tenta repetir o sucesso obtido em Londres 2012 (medalha de ouro) e Tóquio 2020 (prata). No primeiro torneio deste ranking específico, no final do ano passado, o brasileiro conquistou o título da Copa do Mundo de Eger, na Hungria.

Se considerarmos os últimos 12 meses, este foi o quarto pódio de Jovane em competições da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWASF). Além das medalhas de Washington e Eger, o brasileiro foi campeão no florete e terceiro colocado na espada, ambos na Copa do Mundo de São Paulo, disputada no último mês de abril.

Número 1 do ranking mundial da espada masculina B, Jovane não precisou passar pelas pules e pelo quadro de 32, obtendo classificação direta para o quadro de 16. Ele iniciou a campanha passando pelo alemão Balwinder Cheema. Depois, no quadro de 8, eliminou o japonês Michinobu Fujita, com vitória de 15 a 12. No jogo da semi, acabou caindo para o polonês, sexto colocado no ranking.

“Venho lutando cada vez mais, acreditando cada vez mais. Eu sempre busco medalha, não importa a cor. São Copas do Mundo, qualificatórias para os Jogos. Consegui essa medalha na espada, estou muito feliz. Vou voltar para casa, acertar os erros que cometi aqui, botar em dia a minha esgrima que não consegui fazer aqui. Perder faz parte do dia a dia do atleta. O importante é tu acertar e sair com a medalha no peito”, disse o vice-campeão paralímpico, que fez questão de agradecer aos membros de sua equipe e ao apoio recebido para disputar a competição nos Estados Unidos.

Jovane ainda terá mais um desafio individual em Washington. Nesta segunda-feira (16), ele disputará o torneio de florete, sua segunda arma. No sábado, ele ficou em 11° no sabre, considerado a sua terceira arma.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support