Skip to main content

Noite ainda teve Jovane Guissone e Carminha Oliveira em ação, mas ambos foram eliminados na pule de suas armas secundárias

Mônica Santos (dir.) em ação nos Jogos Paralímpicos. Foto de Arquivo: Fábio Chey/CPB.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A participação brasileira nas competições de esgrima nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 se encerrou na madrugada brasileira (tarde japonesa) deste sábado (28). Mônica Santos e Vanderson Chaves chegaram a avançar para as fases eliminatórias do florete B (principal arma dos brasileiros), mas os esgrimistas acabaram caindo no quadro de 16.

No feminino, Mônica encarou a atleta da Geórgia, Irma Khetsuriani, no quadro de 16. A brasileira acabou não encaixando o seu jogo e foi superada pela adversária por 15 a 7.

Na pule, a brasileira já havia enfrentado a georgiana e tido um desempenho diferente do obtido nas eliminatórias: vitória por 5 a 3. Ainda na primeira fase, Monica derrotou a atleta da casa, Chisato Abe, por 5 a 0 e foi batida por: Chung Yuen Ping, de Hong Kong, por 5 a 4; Xiao Rong, da China, por 5 a 1; Beatrice Maria Vio, da Itália, por 5 a 1; e Ludmila Vasileva, do Comitê Paralímpico Russo, por 5 a 2. Monica terminou a primeira fase na nona posição.

No florete B masculino, Chaves fez um jogo muito acirrado contra o ucraniano Oleg Naumenko no quadro de 16. Ele chegou a estar perdendo por 6 a 3, mas virou a partida para 7 a 6. O brasileiro segurou a vantagem até o 10 a 8, porém o atleta da Ucrânia encaixou vários golpes seguidos e fechou o embate em 15 a 11.

Na pule do florete B, o atleta do Brasil conseguiu uma vaga para o quadro de 16 ao ficar na décima colocação geral. Chaves começou vencendo o japonês Ryuji Onda por 5 a 3. Posteriormente, ele foi batido por: Maxime Valet, da França, por 5 a 2; Dimitri Coutya, do Reino Unido, por 5 a 0; Alexander Kuzyukov, do Comitê Paralímpico Russo, por 5 a 3; Feng Yanke, da China, por 5 a 4; e Oleg Naumenko, da Ucrânia, por 5 a 3, o qual foi o seu adversário na eliminatória.

“Tínhamos consciência de que poderiam ter ido mais longe. Eles jogaram bem, mas não conseguiram vencer. Sabemos que eles poderiam avançar de fase. Eles ganham experiência, é a segunda Paralimpíada dos dois”, analisou Ivan Schwantes, coordenador da esgrima em cadeira de rodas e chefe da equipe no Japão.

Jovane Guissone e Carminha Oliveira param na pule

O Brasil ainda teve mais dois representantes indo à pista na noite de sexta-feira (27) e madrugada de sábado. Após a medalha de prata conquistada na sua principal arma, a espada, Jovane Guissone voltou às pistas de Tóquio para disputa da categoria B do florete. Na pule, a referência da esgrima brasileira venceu um dos seis jogos que disputou, o que não foi suficiente para a classificação às eliminatórias.

Primeiro, Guissone foi superado pelo japonês Michinobu Fujita por 5 a 3. Depois, foi à pista para o embate contra Hu Daoliang, da China, em que acabou derrotado por 5 a 2. Contra o ucraniano Anton Datsko, derrota por 5 a 1, assim como para o italiano Marco Cima por 5 a 3. A vitória do vice-campeão na espada veio contra o polonês Adrian Castro, 5 a 4.

Carminha Oliveira também voltou à pista para competir na sua segunda arma, o florete categoria A. A brasileira acabou não conseguindo triunfar em seus jogos da pule, ela foi batida por: Loredana Trigilia, da Itália, por 5 a 2; Natalia Morkvych (Ucrânia), por 5 a 0; Ruth Sylvie Morel, do Canadá, por 5 a 3; Evgeniya Sycheva, do Comitê Paralímpico Russo, por 5 a 1; e Rong Jing, da China, por 5 a 1.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support