Skip to main content

Competição, que leva o nome do mestre d’armas, acontecerá no Rio de Janeiro e vai ser disputada até terça-feira; Torneio Nacional Pré-Cadete também acontece neste feriado prolongado

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), buscando sempre homenagear esgrimistas que estão na história da modalidade, vai agraciar o mestre d’armas José Maria de Andrade Pereira. O Mestre Pereira, como é conhecido, vai entrar no Hall da Fama da CBE, e seu nome vai batizar o Torneio Nacional Infantil, que vai ser disputado na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro (RJ) entre este sábado (4) e terça-feira (7). Neste mesmo feriado prolongado está prevista a realização do Torneio Nacional Pré-Cadete.

Um dos principais protagonistas da esgrima nacional, Mestre Pereira (ou Capitão Pereira, como é chamado no meio militar) foi um exímio esgrimista, além de ter formado uma grande quantidade de atletas militares e civis, incluindo Ricardo Machado, presidente da CBE, e Arno Schneider, vice-presidente da entidade.

Desportivamente, o ex-atleta coleciona títulos e conquistas: vice-campeão por equipe dos Jogos Pan-Americanos na espada em 1963, 1967 e 1971; campeão brasileiro individual na espada em 1965 e vice-campeão em 1962, 1968 e 1968, além dos vices em 1966, 1969, 1970 e 1971 no sabre; e campeão sul-americano por equipes na espada em 1966 e 1968. Mestre Pereira ainda jogou os Jogos Olímpicos do México na espada em 1968 e participou dos Campeonatos Mundiais de 1962 e 1971.

Em 2008, o ex-atleta já havia sido homenageado pela CBE com o título de “Membro de Honra e Magno Benfeitor” da esgrima brasileira, em razão da sua alta relevância dos benefícios trazidos durante meio século como atleta, treinador, organizador e educador de gerações.

O torneio que leva o nome do mestre d’armas começa no sábado com as disputas do florete sub-11 e do sabre sub-13. No domingo (5), é a vez do florete sub-13, enquanto, na segunda (6), a espada sub-13 e o sabre sub-11 entram em ação. No último dia de competição, terça-feira, a espada sub-11 fecha os jogos na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro. Já o pré-cadete tem as disputas de espada ocorrendo no sábado, sabre no domingo e florete na terça-feira.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support