Skip to main content

A campeã que usou colete emprestado e começou treinando com caixas de papelão foi o grande destaque entre as jovens revelações da modalidade

Julia Improta abraça o técnico Rodrigo Baldin após a vitória no sabre sub-15. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

Os primeiros dois dias de competição no Torneio Nacional Infantil Mestre Pereira e Torneio Nacional Pré-Cadete, neste final de semana, sábado (4) e domingo (5), na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ), tiveram as disputas nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15 acontecendo pela primeira vez no Brasil desde o início da pandemia.

O momento mais emocionante aconteceu no sabre feminino sub-15, vencido pela pequenina Julia Improta. Além da vibração com que disputou a final do torneio, onde utilizou um colete emprestado pelo vencedor do sabre sub-15 masculino, Érico Patto (Pinheiros), ela tem uma história de superação: “Comecei na minha escola, quando cinco meninas ganharam uma bolsa. Comecei treinando com caixas de papelão e algo imitando o sabre”, disse a esgrimista, que começou treinando na Academia Paulista de Esgrima e hoje defende o Círculo Militar de São Paulo.

A simplicidade das crianças e o a atuação de nomes que já despontam como futuros craques da modalidade foi a tônica do evento. Um exemplo é Álvaro Kalleby (Corinthians Betancourt), que venceu no florete sub-11 masculino. Ele jamais perdeu um jogo em competição e garante querer chegar muito longe na esgrima. “Meu sonho é chegar numa Olimpíada e ser muito bom”, diz, com a simplicidade de um futuro campeão.

No sub-11 feminino, foi a vez de brilhar a pequena Sophia Asquino (Life Quality). Brilhar literalmente. Ela, que começou a jogar aos 5 anos, joga com muito glitter no cabelo: “Pretendo ser veterinária, mas eu também quero ir para a Olimpíada. Desde pequenininha eu faço esse brilho no cabelo”.   

Nas outras categorias, Camila Vieira (Paulistano) e Arthur Wolff (Lindoia TC) venceram no sabre sub-13; Maria Ulian (Esgrima Para Todos) e Pedro Nogueira (Paulistano) na espada sub-15; e, Lívia Matos (GNU) e Luiz Foschini (Pinheiros) no florete sub-13.

Mestre Pereira

José Maria de Andrade Pereira, Mestre Pereira, como é conhecido, entrou neste sábado no Hall da Fama da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). Ele, que batiza o Torneio Nacional Infantil, é um dos principais nomes da esgrima nacional, tendo disputado os Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México, os Campeonatos Mundiais de 1962 e 1971 e os Jogos Pan-Americanos de 1963, 1967 e 1971.

O mestre d’armas recebeu das mãos de Ricardo Machado, atual presidente da CBE, o troféu representativo da inclusão no Hall da Fama. Também participaram da solenidade o vice-presidente Arno Schneider; o ex-presidente da CBE, Cel. Arthur Cramer; o comandante da EsEFEx, tenente-coronel Aita; e os ex-comandantes da EsEFEx, Gal. Pinto Homem e Gal. Ronald da Silva Marques.

O Torneio Nacional Infantil Mestre Pereira continua nesta segunda, quando a espada sub-13 e o sabre sub-11 entram em ação. No último dia de competição, terça-feira, é a vez da espada sub-11 fecha os jogos na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro. Já o pré-cadete tem as disputas de florete na terça-feira.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe Fato&Ação de assessoria de imprensa e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support