Skip to main content

No último dia de competições para atletas infantis, as esgrimistas do Brasil deram um show conquistando duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze

Pódio 100% brasileiro da espada feminina sub-11. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Meninas superpoderosas invadiram Curitiba nesta quinta-feira, dia 17. E não se trata das personagens do famoso desenho animado, mas sim das esgrimistas brasileiras que estão participando do Campeonato Sul-Americano Infantil e Veterano. Elas dominaram completamente as duas categorias que disputaram nas pistas montadas no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser. Como resultado, acumularam duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze no sabre sub-13 e na espada sub-11, no último dia de competições destinada a atletas infantis.

Na final verde e amarela do sabre sub-13 feminino, Ana Beatriz Fraga (Pinheiros/SP) marcou 12 e 7 em Julia Improta (Baldin Esgrima/SP). Também da Baldin, Laís Tosta foi medalhista de bronze ao lado de Briana Iriarte, da Bolívia. Esgrimista que havia eliminado a outra brasileira da prova, Maria Pelucio (São Jorge/SP) nas quartas de final.

“Foi uma pule única e eu vi o jogo dela. Gosto de ver o jogo das minhas adversárias para saber o que fazer, quais ações dão certo e quais não dão”, entregou a campeã. Mas, mesmo assim foi preciso mais do que observar para conquistar a medalha dourada. “A minha mente me manteve no jogo quando ela encostou no placar. Todos dizem que as minhas derrotas são no mental e não no técnico, então eu pensava: ‘vamos ponto a ponto’, ‘respira’”, descreveu.

A decisão do ouro na espada sub-11 reuniu Nina Yamashita, da Abel Melián/SP, contra Antonella Dinucci, do Pinheiros/SP, e foi disputada toque a toque. Ao final, melhor para Nina, que obteve 8 toques contra 7 e ficou com a medalha dourada e o ponto mais nobre do pódio. “Esse título representa muita coisa, pois treinei muito para chegar até aqui e todo o esforço deu resultado”, relatou a campeã.

“Na pule eu havia perdido da Dinucci, mas aquela foi uma derrota que não aconteceu em vão, porque aprendi com o jogo dela e entendi como fazer para vencer a final”, confessou Yamashita. Luiza Milani (Pinheiros/SP) e Giovanna De La Torre (Clube Curitibano/PR) fecharam o pódio 100% brasileiro, com suas medalhas de bronze.

Na espada masculina sub-11 o chileno Javier Aravena foi o grande algoz dos brasileiros, além de conquistar a medalha de ouro ao bater Mathias Rodriguez, da Venezuela, por 8 a 6 na final. Mesmo placar pelo qual eliminou o medalhista de bronze Guilherme Goivinho (Life Quality/SP) na semifinal e Gabriel Martinez (CMSP/SP) nas quartas.

Também por 8 a 6, Sami Mahmoud (São Jorge/SP) foi superado na semifinal pelo medalhista de prata Rodriguez. Por fim, Benicio Macchione (CMSP/SP) ficou no quadro de 16 após a derrota por 8 a 7 para Cristobal Gutierrez, do Chile.

No sabre sub-13 masculino Henry Douglas, do União/RS, foi o brasileiro melhor colocado, fechando a sua participação com uma medalha de bronze. Parou no medalhista de ouro Carlos Lopez, da Venezuela. Outro brasileiro, Joaquim Pelucio (Pinheiros/PR) avançou até as quartas de final, caindo para o medalhista de prata Salvador Rubiña, do Peru.

No quarto dia de competições, nesta sexta-feira (18), os veteranos iniciam as suas buscas por medalhas nas seguintes categorias: florete masculino, espada feminina e espada masculina, todos nas faixas etárias sub-40, sub-50 e sub-60. As semifinais e finais de cada prova serão transmitidas ao vivo pela CBEsgrima TV, pelo YouTube e Facebook, com sinal aberto para as pistas nas fases preliminares.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support