Skip to main content

Brasileiro mostrou na pista porque estava tão esperançoso na prova de espada B, faturando o título e se reafirmando como forte candidato na corrida paralímpica

Jovane Guissone e a medalha de ouro conquistada na Hungria. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Na quinta-feira, ele avisou que seu foco estava na prova de espada. E hoje ele mostrou que as suas palavras não foram em vão. Falamos de Jovane Guissone, número um do ranking mundial, que conquistou nesta sexta-feira (18) a medalha de ouro na etapa da Copa do Mundo de Paraesgrima em Eger, na Hungria. Na decisão da categoria B, despachou o perigoso polonês Michal Drabowski por 15 a 11. “Saiu perfeito, tudo o que treinei nesses últimos tempos”, festejou o campeão.

“O Drabowski é um atleta forte, que vem de grandes resultados, chegando ao pódio nas últimas competições. Contra ele não dá para marcar bobeira, porque ele chega”, comentou Jovane, que representa a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR. O brasileiro foi favorecido por ser o primeiro cabeça de chave, entrando na competição direto no quadro de 32, eliminando a necessidade de disputar a pule. A vitória sobre o espanhol Gustavo Molina (15/5) o colocou no quadro de 16.

Desta vez venceu o polonês Grzegorz Lewonowski (15/8), encarando o francês Marc Andre Cratere no quadro de 8. Com a desistência do oponente, outro polonês cruzou o seu caminho: Patryk Banach. E com a vitória por 15 a 3, Guissone carimbou a sua vaga na final. “Só peguei pedreira nas eliminatórias, como o Banach na semifinal, para quem havia perdido a minha última eliminatória”, informou. “Mas eu estava focado, fazendo movimentos curtos e rápidos”, acrescentou o brasileiro.

Além da medalha de ouro, o triunfo em solo húngaro credencia ainda mais o brasileiro na briga por medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. “Foi uma competição muito boa, com o nível muito alto, porque a disputa agora é para ir aos Jogos Paralímpicos. Mas foi bem legal e fiz combates muito bons, colocando em prática toda a esgrima que treinei na sala”, concluiu Guissone, parabenizando a todos que compõem a sua equipe técnica pela conquista.

Ainda na espada B masculina, Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União/RS) parou no quadro de 32, eliminado pelo polonês Grzegorz Lewonowski (15/7). No florete A masculino, Alex Sandro Souza (Esporte Clube Pinheiros/SP) chegou ao quadro de 32, quando acabou superado em 15 a 2 pelo italiano Matteo Betti. Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União/RS) avançou até o quadro de 64, sendo parado por Adrien Turkawka, da França, por 15 a 11. E Lenilson de Oliveira (Club Athletico Paulistano/SP) ficou na pule.

Outra prova realizada nesta sexta-feira, no Leste Europeu, foi a de sabre feminino. O melhor resultado entre as brasileiras veio com Monica Santos (Grêmio Náutico União/RS), que chegou ao quadro de 16 na categoria B. Foi superada em 15 toques contra 10 pela polonesa Jadwiga Pacek. Na categoria A, Carminha Oliveira (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná/PR) e Fabiana Soares (Sport Club Magnólia/RJ) ficaram na fase de pule.

Os brasileiros encerram sua participação no evento neste sábado (19), participando das provas de sabre masculino A e B, além do florete feminino A e B.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support