O Brasil estreou no Campeonato Sul-Americano Infantil de Esgrima com medalha. Neste domingo (20), Martinna Dinucci conquistou a prata no sabre feminino sub-9 após ótima campanha em Lima, no Peru. A jovem atleta brasileira venceu cinco dos seis combates na fase de grupos e avançou ao mata-mata como a segunda melhor ranqueada.
Nas eliminatórias, Martinna manteve o bom desempenho. Venceu Sofia Alem nas quartas de final por 9 a 5 e depois superou Rafaela Martínez, da Colômbia, com uma vitória segura por 9 a 3 na semifinal. Na decisão, enfrentou Carla Sofia Lopez Dorta, da Venezuela, que havia passado invicta pela fase de grupos. A final terminou com vitória da venezuelana por 9 a 4, e a brasileira garantiu a medalha de prata.
O pódio foi completado por Rafaela Martínez (COL) e Antonia Anzola (COL), que ficaram com os bronzes. Além de Martinna, o Brasil teve outras duas representantes no sabre sub-9 feminino: Lais Palermo e Sofia Alem. Sofia foi eliminada por Martinna nas quartas de final, enquanto Lais perdeu para Rafaela Martínez por 9 a 4.