Mariana Pistoia e Bia Bulcão ficam entre as dez melhores do florete no Campeonato Pan-Americano

No sabre masculino, Henrique Garrigós foi o melhor entre os brasileiros, terminando entre os 20 melhores colocados

Na classificação final do Campeonato Pan-Americano de Esgrima, Mariana Pistoia (D) ficou em 9º lugar. Foto: Augusto Bizzi/Bizzi Team

Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

No último dia de disputas individuais do Campeonato Pan-Americano de Esgrima, realizado na peruana Lima, o Brasil não conseguiu chegar ao pódio. Nesta quinta-feira (27), nossas melhores performances foram no florete feminino, com Mariana Pistoia a Bia Bulcão, que terminaram entre as dez melhores da disputa.

Pistoia, classificada aos Jogos Olímpicos de Paris, encerrou a prova na nona colocação, seguida por Bia Bulcão, que ficou em décimo lugar. No sabre masculino, o brasileiro que alcançou a melhor posição na classificação final foi Henrique Garrigós, o 20ª colocado.

Duas entre as dez melhores no florete

Após superarem as pules, as floretistas brasileiras venceram seus jogos pelo quadro de 32. Bia Bulcão bateu por 14-13 a argentina Flavia Mormandi; Gabriella Viana superou outra argentina, Athina Gonzalez (15-11); Mariana Pistoia derrotou a peruana Kusi Rosales por 15-3; e Ana Toldo venceu a colombiana Maria Jose Figueredo pelo placar de 13-12.

No quadro de 16, Bia foi derrotada por Eleanor Harvey (Canadá) por 8-15; Mariana caiu para Yunjia Zhang, também do Canadá, por 6-15; Gabriella foi superada por 5-15 por outra atleta canadense, Jessica Guo; e Ana Toldo perdeu por Lee Kiefer, dos EUA, por 2-15.

Na classificação final do Pan, Mariana Pistoia ficou em 9º lugar, seguida de Bia Bulcão, a 10ª colocada. Ana Toldo terminou em 14º. E Gabriella Vianna na 15ª colocação.

Sabre masculino para no quadro de 32

No sabre masculino, Fellipe Bento caiu na fase de pules. No quadro de 64, Erico Patto venceu o argentino Arturo Salgado por 15-14, enquanto Renato Saliba e Henrique Garrigós ficaram de bye.

No quadro de 32, Patto foi superado por 6-15 por Olivier Desrosiers, do Canadá. Saliba caiu para Eli Dershwitz, dos Estados Unidos, por 2-15. E Garrigós foi eliminado após derrota por 9-15 para o canadense François Cauchon.

Henrique Garrigós terminou o Pan-Americano na 20ª posição; Renato Saliba, na 29ª; Erico Patto, na 31ª; e Fellipe Bento, na 44ª colocação na tabela.

Programação

A disputa do Campeonato Pan-Americano de Esgrima continua nesta sexta-feira (28), em Lima, quando começam as competições por equipes. As primeiras provas serão na espada feminino e no florete masculino.

Na espada, o Brasil terá Victoria Vizeu, Marcela Silva, Tabea Alves e Maria Paro. Já no florete, o conjunto brasileiro será composto por Guilherme Toldo, Pedro Marostega, Paulo Morais e Ricardo Pacheco.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]
Pular para o conteúdo