Skip to main content
Notícias

Luciano Souza conquista o título do pré-veterano no Campeonato Pan-Americano em Lima

By 22 de agosto de 2022No Comments

Brasil subiu ao pódio três vezes no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Infantil e Veterano disputado no Peru

Luciano Souza no pódio do pré-veterano. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres e José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil conquistou três medalhas no primeiro dia do Campeonato Pan-Americano Infantil e Veterano. Nesta segunda-feira (22), no Coliseu Miguel Grau, em Lima, no Peru, o grande destaque foi para Luciano Souza, campeão do pré-veterano, no florete masculino. Além dele, Ana Brecheret (pré-veterano – espada feminino) e Antônio Fonseca (Infantil A – espada masculino) também subiram ao pódio na capital peruana.

O título de Luciano Souza começou a ser construído com uma grande fase de pules, onde disputou cinco jogos e venceu todos, saindo em primeiro lugar. O resultado fez com que o brasileiro passasse diretamente pelo quadro de 16. No quadro de 8, bateu o peruano Pastor Martin por 10 a 5. Na semifinal, foi dominante contra o norte-americano Zhiyong Zhao, quando venceu por 10 a 3. Finalmente, na decisão, derrotou o argentino Carlos Covani por 10 a 6.

“É maravilhoso, uma emoção muito grande! Ainda mais contra um adversário que sempre perdi em algumas finais de florete em Sul-Americanos. Existe a rivalidade Brasil e Argentina. E ganhar invicto! Passei em primeiro e fui ganhando, na minha arma de base, desde criança, o florete, onde consigo jogar sem tanta pressão. Hoje foi um dia muito especial”, disse o campeão.

Quem passou perto de mais um título foi Ana Brecheret. Ela também fez campanha perfeita na pule, passando em primeiro lugar. Venceu a colombiana Diana Wuevedo no quadro de 8 (10 a 8), a peruana Sandra Lari na semifinal (10 a 9), mas caiu na decisão para a norte-americana Nicole Polanichka, com 10 a 8 no placar, ficando com a medalha de prata.

No infantil A – espada masculino, quem comemorou foi Antônio Fonseca. Ele ficou em quarto lugar na pule, eliminou o peruano Estaban Alegria no quadro de 16 (8 a 2), o colega de equipe Sami Mahmoud no quadro de 8 (8 a 7) e caiu na semifinal para o norte-americano Wesley Kropp (8 a 1), ficando com a medalha de bronze. Na mesma categoria, Mahmoud ficou em sexto e Theo Kadunc terminou em sétimo.

Demais resultados

Outros brasileiros também participaram do primeiro dia do Pan-Americano. No florete pré-veterano, Ronald Melani terminou em nono lugar, mesma colocação de Michele Bardus, também no pré-veterano, mas na espada feminino. Fernando Carvalho terminou em oitavo no veterano 1 do sabre.

No infantil B – florete masculino, Gabriel Martinez ficou em 17°, Benicio Macchione em 23° e Bento Valio em 27°. No infantil B, sabre feminino, as medalhas escaparam por pouco, com todas as melhores chances acabando diante de norte-americanas, no quadro de 8: Marcela Ribeiro ficou em quinto, Agatha Magalhães em sétimo e Nina Yamashita em oitavo. Na mesma categoria, Ana Luiza Motta acabou em nono, Sophia Mourão em 12° e Gabrielle Matos em 13°.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support