Skip to main content

Brasileira, que havia feito pule imbatível, ficou no quadro de 64; equipes masculina e feminina de florete terminam na 16ª colocação

Equipe feminina terminou na 16ª posição. Foto: Augusto Bizzi/FIE

José Augusto Assis – Fato&Ação Comunicação – Assessoria de Imprensa da CBE

A maratona de competições pela Europa continua e foi, neste domingo (16), que o Brasil contou com definições em alguns campeonatos internacionais. Foram confirmadas as posições finais de Luana Pekelman (que havia feito uma pule impecável na sexta-feira) no individual da Copa do Mundo de Sabre, em Tbilisi, na Geórgia, e das equipes masculina e feminina nas Copas do Mundo de Florete, em Paris, na França, e em Poznan, na Polônia, respectivamente.

A primeira confirmação veio da Geórgia. Luana foi para a pista pelo quadro de 64 principal, fase em que conseguiu classificação com uma pule invicta. No jogo, ela teve de encarar a norte-americana Honor Johnson, que terminou com a série de invencibilidade da brasileira: 15 a 9 para a atleta dos Estados Unidos. Com isso, a esgrimista do Brasil ficou na 37ª colocação geral.

Luana volta a entrar em ação nesta segunda-feira no torneio por equipes. A atleta vai representar o Brasil, ao lado de Karina Trois, Luiza Lee e Pietra Chierighini. No masculino, também em Tbilisi, o país contará com Bruno Pekelman, Enrico Pezzi e Henrique Garrigós.

Nos outros campeonatos, o dia foi de disputas coletivas. A equipe verde e amarela masculina – representada por Guilherme Toldo, Henrique Marques, Kevin Lima e Paulo Morais – terminou a competição na 16ª colocação.

O primeiro desafio dos esgrimistas foi contra a Holanda pelo quadro de 32. Os brasileiros se deram melhor e passaram pelos holandeses por 45 a 41. Credenciados para as oitavas de final, eles tiveram de encarar o time de Hong Kong e terminaram derrotados em Paris: 45 a 31.

Com o revés, os brasileiros caíram no chaveamento que decidiria as posições do nono ao 16º colocado. No primeiro jogo, o Brasil foi superado pela Polônia por 45 a 30, o que levou o país à briga pela 13ª posição.

Entretanto, os nossos esgrimistas não conseguiram o triunfo diante do Canadá. Revés por 45 a 38. Diante disso, eles foram para o embate contra a Alemanha valendo a 15ª colocação. Os brasileiros acabaram perdendo para os alemães por 45 a 29, o que rendeu a 16ª posição para o time verde e amarelo.

Cenário parecido foi visto na Polônia com a equipe brasileira feminina. O time do país venceu o primeiro jogo na tabela principal, mas foi derrotado nas oitavas, o que o levou para a briga pelo nono lugar.

O primeiro jogo de Bia Bulcão, Rafaella Gomes e Talia Calazans foi diante da Áustria, em que o triunfo foi verde e amarelo por 45 a 40. Nas oitavas, o país pegou uma pedreira, a Rússia, que aplicou 45 a 24 nas brasileiras. Com a derrota, elas tiveram de jogar contra a Coreia do Sul para tentar ficar no Top 10, entretanto acabaram superadas por 45 a 32.

Com a derrota, as nossas esgrimistas caíram no chaveamento que definiria do 13º ao 16º melhor time da Copa do Mundo. O primeiro desafio foi contra a equipe de Hong Kong, em que terminaram batidas por 45 a 24. Na disputa pela 15ª posição, revés diante da Espanha por 45 a 44, deixando o Brasil em 16º lugar.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: José Augusto Assis – zeaaugusto.assis@gmail.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com

CBE nas mídias sociais!

FACEBOOK: www.facebook.com/CBE.BrasilEsgrima

TWITTER: www.twitter.com/cbesgrima

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbesgrima

YOUTUBE: www.youtube.com/cbesgrima

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support